Notícias

NASA alerta perigos de interferência dos satélites da Starlink na detecção de asteroides

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) alertou à FCC, o órgão regulador das telecomunicações nos Estados Unidos, sobre os perigos da interferência dos satélites da Starlink na detecção de asteroides. 

Siga-nos no Instagram

Segundo a agência espacial, os satélites podem atrapalhar grandemente projetos astronômicos também, como as imagens feitas pelo telescópio Hubble. 

Este segundo alerta é devido a possibilidade de os satélites, que estão posicionados a uma altura inferior aos lançados pela agência espacial, acabem refletindo demais a luz do Sol. 

Como resultado, é possível que isso atrapalhe missões de captura de imagem e pesquisa que são realizados no espaço. 

 

Interferência dos satélites da Starlink e possíveis colisões 

 

Entre as preocupações da NASA, também está no grande porte do projeto da SpaceX, que deseja posicionar mais de 30 mil satélites na baixa órbita da Terra. 

Desse modo, haveria um aumento significativo do risco de conjunção orbital (trajetórias na atmosfera onde dois ou mais objetos se cruzam). 

A quantidade de satélites também dificultaria previsões de trajeto de missões dela e também de outras agências espaciais que atuam colocando seus satélites. 

Os satélites da SpaceX ficam na faixa dos 328 a 360 km de distância da superfície, e, acima desse ponto, há a Estação Espacial Internacional (ISS), onde qualquer lançamento para ela teria que desviar de inúmeros satélites, ampliando o risco de colisões. 

Em seu comunicado à FCC, a agência espacial americana destacou que os satélites podem trazer esses sérios problemas caso os lançamentos da Starlink não obedeçam a um planejamento mais cuidadoso. 

No comunicado, a NASA informou que a carta de comunicado foi entregue com o objetivo de oferecer uma melhor compreensão de suas preocupações, em respeito a todos objetos colocados em órbita. 

Além disso, destacou que a carta tem como propósito minimizar mais o risco de colisões, para os benefícios de todos os envolvidos. 

Até o momento, a FCC e a SpaceX não comentaram as preocupações que foram posicionadas pela agência espacial. 

 

Fonte: Olhar Digital  

Imageme em destaque: Foto/Reprodução 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo