Notícias

“Cidade de Ouro” de 3 mil anos é encontrada no Egito

Uma “cidade de ouro” foi encontrada no Egito, segundo o comunicado divulgado em abril deste ano pelo Conselho Supremo de Antiguidades do país.

Siga-nos no Instagram

A descoberta seria a mais importante desde a tumba de Tutancâmon, uma vez que seria a “cidade de ouro perdida”, desenterrada sob a antiga capital Luxor.

A escavação foi chefiada por Zahi Hawass, arqueólogo e ex-ministro de Antiguidades, que deseja encontrar o templo mortuário do Rei Tut. O local foi escolhido por ser um sítio arqueológico nos quais já haviam sido encontrados outros templos, de Horemheb e Ay.

A cidade, também conhecida como “Ascensão de Aton”, remonta ao reinado de Amenhotep III, que ocorreu há cerca de 3 mil anos.

Cidade de ouro: como foi descoberta?

De acordo com Hawass, em todos lugares que a equipe cavava, haviam tijolos de argila, e logo notaram que era uma grande cidade, ainda em bom estado.

As ruas eras cercadas por casas com paredes “quase inteiras”, e com salas ainda com utensílios cotidianos.

Além disso, também foram encontrados um centro administrativo e industrial do império, área de preparação de alimentos, bairro administrativo e também uma oficina de construção.

Diversas casas e palácios foram encontradas, mas outro destaque foi um grande cemitério, cuja expansão ainda não foi determinada ainda.

Também foram encontradas inscrições hieroglíficas em tampas cerâmicas de vasos de vinho, estas, faziam referências à cidade dos três palácios reais de Amenhotep III.

Ao seguir com as escavações, também foram encontrados diversos objetos egípcios, como:

  • Anéis;
  • Escaravelhos;
  • Cerâmicas coloridas;
  • Entre outros.

No entanto, a descoberta da idade desta cidade ocorreu quando encontraram tijolos de barro com os selos do rei Amenhotep III.

Como resultado, em apenas sete meses de escavações, a equipe não só descobriu diversas áreas, como também bairros inteiros da cidade e a informação sobre sua idade.

Importância da descoberta

Segundo o pelo Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, a descoberta deverá oferecer uma visão geral incomum da vida dos antigos egípcios, durante as horas mais “luxuosas” do [Novo] Império.

Também é possível entender mais sobre o porquê Akhenaton e Nefertiti decidiram transferir sua capital para Amarna.

Para o arqueólogo, esta é a primeira vez que diversos segredos foram descobertos sobre a vida dos reis da idade do ouro do Egito.

O projeto deverá continuar o processo de escavação, abrangendo uma área que foi identificada com potencial tempo funerário do Rei Tut.


Fonte: Tecmundo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução STR/Picture Alliance/Getty Images

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo