Notícias

Meteorito de 4,6 bilhões de anos poderá ajudar cientistas a entenderem a origem da vida

Um meteorito encontrado em fevereiro deste ano, no Reino Unido, tem 4,6 bilhões de anos e deve ajudar os cientistas a entenderem mais sobre a origem da vida.

Siga-nos no Instagram

A rocha encontrada, classificada como um condrito carbonáceo, é ainda mais velha que a Terra, possuindo compostos orgânicos primitivos, como os aminoácidos, que compõe toda forma de vida na Terra.

O condrito carbonáceo representa menos de 5% dos meteoritos já encontrados em nosso planeta, porém o pequeno meteorito é ainda diferente dos carbonáceos comuns.

Meteorito
Esquerda: imagem do meteorito Meio: Imagem de contraste de interferência diferencial minerais embutidos na rocha. Direita: Imagem do elétron secundário dos minerais

Meteorito de 4,6 bilhões de anos foi encontrado em uma pegada de ferradura de cavalo

A pequena pedra foi avistada pelo pesquisador Derek Robson, da Organização Leste Anglicana de Pesquisa em Astrofísica (EAARO), em uma pegada de ferradura de cavalo.

A descoberta foi feita em Gloucestershire, na Inglaterra, porém os cientistas já tem uma estimativa de onde o meteorito estava antes disso.

Segundo os pesquisadores, a localização antes de atingir a Terra era a cerca de 177 milhões de quilômetros da superfície da Terra., no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

O meteorito encontrado, mais antigo que a Terra, que já contava com a presença de aminoácidos, é considerado um passo importante para entender como a vida começou.

Por conta disso, a rocha deverá ficar sob estudo e também análise, pela Universidade de Sheffield e também pelas equipes do EAARO.

Diferente dos carbonáceos comuns

O meteorito encontrado é diferente dos carbonáceos comuns devido à sua composição, diferente de também outros meteoritos já encontrados.

De acordo com Shaun Fowler, especialista em microscopia eletrônica no Centro de Caracterização de Materiais de Loughborough, a composição pode conter alguma química ou estrutura física desconhecida.

“Não parece ter sofrido metamorfismo térmico, o que significa que estava depois de Marte, intocado, desde antes de qualquer um dos planetas ser criado”

Shaun Fowler

Fonte: CNN Brasil

Imagem em destaque: Foto/Reprodução EAARO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo