Notícias

Sumiço de amostras que foram coletadas em Marte pelo rover Perseverance intriga cientistas

Um sumiço de amostras coletadas pelo Perseverance na última sexta-feira (6) chamou a atenção dos cientistas do projeto.

Siga-nos no Instagram

O rover fez a primeira coleta de amostras ao perfurar o solo marciano, porém as informações que foram obtidas mostram que as rochas/poeira não foi coletada durante a atividade.

Desse modo, o tubo de coleta ficou vazio, mesmo que todas fotos comprovassem que o solo havia sido perfurado de maneira correta, com a broca funcionando e o tubo de coleta em estado normal.

Sumiço de amostras não é um grande empecilho

De acordo com Jessica Samuels, gerente de missão de superfície do Perseverance, a sonda não encontrou a resistência esperada que estaria lá, caso houvesse uma amostra no tubo.

“A ideia inicial é que o tubo vazio é, provavelmente, o resultado da rocha-alvo não reagindo conforme esperávamos, e há menos chances de ser um problema de hardware com o Sampling and Caching System”

Jennifer Trosper, gerente de projeto do Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato

Como resultado, apesar da perfuração, o tubo para a coleta seguiu vazio, sendo um caso inédito, que nunca havia ocorrido em testes feitos na Terra.

Em seguida, confira a imagem feito pelo rover do interior do tubo de amostras, que está totalmente vazio:

O Perseverance conta com mais de 40 tubos para armazenamento de amostras, e por isso essa primeira “falha” não é um grande empecilho.

Futuro do projeto

Ao todo, o rover deverá coletar e armazenar mais amostras em, no mínimo, 20 tubos de amostras no solo marciano.

Segundo a equipe, nos próximos dias haverá a análise de dados já obtidos e também coletar mais alguns dados de diagnóstico.

Desse modo, a equipe deverá entender o que ocorreu detalhadamente na situação com o Perseverance, para então programar uma nova coleta.

Para entender mais sobre a situação, a equipe deverá reunir um time de resposta para usar o Wide Angle Topographic Sensor for Operations and eNgineering (WATSON).

O WATSON está localizado no fim do braço robótico do Perseverance, e será crucial para realizar mais fotos da perfuração que ocorreu.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Twitter/NASAPerseverance

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo