Notícias

Perseverance conseguiu extrair oxigênio da atmosfera de Marte

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) anunciou na última quarta-feira (21) que o robô Perseverance conseguiu extrair oxigênio da atmosfera de Marte.

Siga-nos no Instagram

Para extrair o oxigênio foi utilizado um instrumento chamado Moxie.

Com o feito aprimorado no futuro, as missões deverão ser capazes de produzir o oxigênio necessário para sustentar a vida de astronautas e também alimentar foguetes no local.

Moxie: Experimento para utilização de recursos locais de oxigênio em Marte

O Moxie é uma sigla para “Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment”, sendo uma espécie de investigação tecnológica.

O instrumento é patrocinado pela Space Technology Mission Directorate (STMD) e pela Human Exploration and Operations Mission Directorate.

De acordo com Jim Reuter, administrador adjunto do STMD, o intrumento terá ainda mais trabalho a fazer, mas os resultados da demonstração são promissores.

“Este é um primeiro passo crítico na conversão de dióxido de carbono em oxigênio em Marte”

Jim Reuter

Nesta operação, a produção de oxigênio foi de aproximadamente 5 gramas, o que equivale a aproximadamente 10 minutos de oxigênio respirável para um astronauta.

O Moxie foi projetado para gerar até 10 gramas de oxigênio por hora, o dobro desta primeira operação. No entanto, ele deverá produzir oxigênio ainda mais nove vezes ao longo de um ano de Marte (equivalente a dois anos na Terra).

Os testes que serão realizados irão acontecer em três fases:

  • PRIMEIRA FASE: irá verificar e caracterizar o funcionamento do Moxie.
  • SEGUNDA FASE: Moxie deverá funcionar sobre várias condições atmosféricas, em diferentes horas do dia e estações do ano.
  • TERCEIRA FASE: serão testados novos modos de operação e introduzido alguns desafios, como uma comparação da operação em três ou mais temperaturas diferentes.

Como o instrumento funciona

O Moxie utiliza o calor (aproximadamente 800 graus Celsius) para quebrar as móleculas, a fim de produzir um oxigênio livre que é armazenado e uma molécula de monóxido de carbono, que é liberada na atmosfera de Marte.

“É pegar regolito, a substância que você encontra no solo, e colocá-lo em uma usina de processamento, transformando-o em uma grande estrutura, ou pegando dióxido de carbono – principal componente da atmosfera – e convertendo-o em oxigênio”

Trudy Kortes, diretora de demonstrações de tecnologia do STMD

De acordo com a diretora, o processo criado permite converter materiais que são abundantes em coisas utilizáveis, como propelente, ar respirável ou, combinado com hidrogênio, água.


Fonte: Olhar Digital e NASA

Imagem em Destaque: NASA/Usa Today

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo