Inovação

Cientistas criaram tinta ultra branca que reflete 98,1 da luz solar

Uma tinta ultra branca capaz de refletir 98,1 da luz foi criado por pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

A tinta tem como principal objetivo combater o aquecimento global, visto que ela é capaz de refletir a luz solar e irradiar o calor infravermelho.

Foram, ao todo, seis anos de pesquisas e inúmeros testes para a comprovação da tinta, que é mais resistente em comparação as disponíveis atualmente no mercado norte-americano.

Atualmente, os criadores enviaram o pedido de ao Escritório de Comercialização de Tecnologia,

Tinta ultra branca também dispensa o uso de ares-condicionados

De acordo com os pesquisadores, a tinta é capaz não só de manter as superfícies mais frias que a temperatura ambiente, como também resfria o suficiente para não ser necessário utilizar o ar-condicionado.

Durante os testes, a tinta foi capaz de resfriar o local em 4,5ºC abaixo da temperatura ambiente, o que não ocorre com as tintas tradicionais que são utilizadas para repelir o calor.

“Se você usar essa tinta para cobrir um telhado com cerca de 90 metros quadrados, terá uma potência de resfriamento de 10 quilowatts. Isso é mais poderoso que condicionadores de ar centrais da maioria das casas”

Xiulin Ruan, pesquisador do projeto e também professor de engenharia da Universidade de Purdue

Desse modo, também há uma significativa redução na emissão de carbono, além do combate ao aquecimento global.

Esse resfriamento ocorre por conta do sulfato de bário, visto que a alta concentração de partículas dá ao produto uma ampla dispersão espectral e, consequentemente, contribui para aumentar o fator de reflexão.

Reflexão da tinta

De acordo com Xiulin Ruan, pesquisador do projeto e também professor de engenharia da Universidade de Purdue, com a utilização desse composto é possível tornar as “coisas muito mais reflexivas e mais brancas do que elas são”.

Essa realidade foi constatada após analisar diversos produtos comerciais brancos, inclusive sua reflexão.

A tinta ultra branca refletiu 98,1% da luz solar, enquanto as outras tintas brancas desenvolvidas refletiram apenas 80% a 90% da luz.


Fonte: Tecmundo e Phys

Imagem em destaque: Imagem/Reprodução Star Shield

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo