InovaçãoNotíciasTecnologia

Conheça CLARI, o robô com formato de inseto que pode mudar de forma

Conheça CLARI, o robô com formato de inseto que pode mudar de forma
Crédito: Casey Cass/CU Boulder

Inspirada pela incrível adaptabilidade dos insetos, uma equipe de engenheiros da Universidade do Colorado em Boulder (CU Boulder) desenvolveu um robô com formato de inseto que pode mudar de forma, chamado CLARI (Compliant Legged Articulated Robotic Insect). Com suas habilidades de mudança de forma, essa pequena máquina poderia revolucionar as operações de resposta a desastres.

Siga-nos no Instagram

Portátil e leve

CLARI, menor que a palma de uma mão humana e mais leve que uma bola de pingue-pongue, pode alterar sua forma de quadrada para alongada, permitindo que ele se esprema por áreas apertadas. O robô pode alterar sua largura de 34 milímetros (aproximadamente 1,3 polegadas) para magros 21 milímetros (cerca de 0,8 polegadas), permitindo uma ampla gama de movimentos e adaptabilidade.

Em um comunicado à imprensa, Heiko Kabutz, um candidato a doutorado no Departamento de Engenharia Mecânica Paul M. Rady da CU Boulder, enfatizou: “A capacidade do CLARI de se adaptar passivamente ao ambiente o torna um candidato ideal para funções que nem sequer imaginamos ainda.”

O desenvolvimento do CLARI pode marcar uma nova era na robótica, com seu tamanho pequeno, adaptabilidade e design modular. Essas características podem torná-lo um ativo inestimável para os primeiros socorristas em áreas afetadas por desastres ou até mesmo para tarefas delicadas, como inspeção de motores internos.

Flexibilidade modular

Com sua atual estrutura de quatro patas, o CLARI é modular por design. Essa flexibilidade permite uma ampla variedade de ajustes, incluindo a adição de mais pernas. Kabutz imagina um robô inspirado em aranhas de oito patas.

Apesar de suas promessas, o CLARI ainda está conectado por fios que fornecem energia e comandos básicos. O professor assistente Kaushik Jayaram, coautor do estudo, espera o dia em que esses mini-robôs possam se locomover autonomamente. “O CLARI está nos estágios iniciais, mas o objetivo é criar robôs que possam se aventurar em espaços onde nenhuma entidade mecânica já esteve, como o interior de motores a jato ou sob os destroços de edifícios desabados”, observou Jayaram.

O caminho à frente

Jayaram e Kabutz não estão parando apenas nas habilidades de mudança de forma. Isso porque eles planejam integrar sensores para ajudar o CLARI a detectar e evitar obstáculos autonomamente. Além disso, também há pesquisas em andamento para encontrar o equilíbrio certo entre flexibilidade e resistência, especialmente à medida que mais pernas são adicionadas ao robô.

Por enquanto, o robô com formato de inseto que pode mudar de forma permanece um protótipo com um grande potencial, oferecendo um vislumbre fascinante do futuro da robótica.

O estudo foi publicado no jornal Advanced Intelligent Systems.

Leia mais:

Fonte: Interesting Engeneering

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo