InovaçãoNotíciasTecnologia

Rover Pragyan encerra missão e ganha título de “embaixador lunar da Índia”

Após marcar a Índia como uma nação capaz de pousar na Lua, o rover Pragyan concluiu suas tarefas e foi coroado como o "embaixador lunar" do país.

Rover Pragyan da Índia encerra missão e ganha título de "embaixador lunar"
Concepção artística do módulo de pouso Vikram com o rover Pragyan. Crédito: Raymond Cassel – Shutterstock

A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) comunicou neste sábado (2), que o rover Pragyan encerra sua missão e agora está em modo de suspensão, em segurança.

Siga-nos no Instagram

As cargas úteis do Pragyan são o Espectrômetro de Raios X de Partículas Alfa (APXS), que serve para procurar elementos no solo lunar e rochas; e o Espectroscópio de Degradação Induzido por Laser (LIBS), cuja função é examinar a composição química e elementar da superfície lunar. Essas cargas tiveram suas operações encerradas. Seus dados estão sendo transmitidos para a Terra por meio do módulo de pouso Vikram.

A missão Chandrayaan-3 da Índia foi notável por pousar perto do polo sul lunar. Essa é uma região de grande interesse para cientistas e agências espaciais em todo o mundo. Isso porque esse local é considerado promissor, por conta da possível presença de gelo de água nas crateras permanentemente sombreadas, o que poderia apoiar futuras missões humanas à Lua.

Embora a missão tenha sido planejada para durar um dia lunar (equivalente a cerca de 14 dias terrestres), há esperança de que o rover Pragyan possa ser reativado no futuro. A bateria está totalmente carregada, o painel solar está direcionado para receber luz solar no próximo nascer do Sol, previsto para 22 de setembro de 2023.

Se o rover despertar com sucesso, novas tarefas podem ser realizadas. Caso contrário, Pragyan permanecerá como um símbolo duradouro do sucesso da Índia na exploração lunar.

Leia mais:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo