InovaçãoNotíciasTecnologia

Índia lança sonda espacial para estudar o sol, após êxito lunar

A Índia, após seu triunfo na missão lunar, agora direciona seu olhar para o estudo do Sol por meio da missão espacial Aditya-L1.

A madrugada deste sábado (2) testemunhou mais um feito notável no programa espacial indiano: o lançamento de uma sonda espacial para estudar o sol.

Siga-nos no Instagram

O veículo lançador Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV) decolou do Centro Espacial Satish Dhawan às 3h20 (horário de Brasília), impulsionando a sonda Aditya-L1 em direção ao Sol. Esta missão marcante segue o lançamento bem-sucedido da Chandrayaan-3 para a Lua em agosto.

Índia lança sonda espacial para estudar o sol, após êxito lunar
Veículo lançador de satélite polar lança o observatório solar Aditya-L1 da Índia em 2 de setembro de 2023 (Foto da imagem: ISRO)

A sonda Aditya-L1 foi colocada em órbita baixa da Terra (LEO) com sucesso, mas essa não é sua posição final. Assim que a condição satisfatória dos sete instrumentos a bordo for confirmada, a espaçonave ajustará sua órbita para uma trajetória elíptica, iniciando uma jornada de quatro meses em direção ao Ponto de Lagrange L1 no sistema Terra-Sol.

O Ponto de Lagrange L1, a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, oferece uma visão ininterrupta do Sol. Além disso, este ponto é onde as forças gravitacionais estão em equilíbrio, permitindo que a espaçonave permaneça em posição com um consumo mínimo de combustível. Essa região é compartilhada com o Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), uma missão da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) que monitora a atividade solar desde 1996.

Índia lança sonda espacial para estudar o sol, após êxito lunar
Aditya-L1 pronto para ser transportado para a plataforma de lançamento. (Foto: ISRO/Twitter)

O observatório Aditya-L1 é um projeto ambicioso, com um investimento de quase US$ 45 milhões, desenvolvido ao longo de 15 anos.

O objetivo principal da missão é desvendar mistérios relacionados à camada atmosférica mais externa do Sol, a coroa, que é surpreendentemente mais quente que a superfície solar. Além disso, a sonda busca entender os processos que levam a explosões solares e a liberação de enormes nuvens de plasma, conhecidas como ejeções de massa coronal (CMEs).

A missão Aditya-L1, a sonda espacial para estudar o sol, tem o potencial de fornecer pistas cruciais para desvendar esses mistérios solares que intrigam os cientistas há décadas.

Leia mais:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo