Notícias

Cientistas encontram e desvendam pedra de 3700 anos com cálculos geométricos

Cientistas encontraram uma pedra de 3700 anos com cálculos geométricos, descoberta no final do século XIX, onde atualmente está o Iraque.

Siga-nos no Instagram

A placa encontrada é uma “tábua” de 10 centímetros de largura por 9 centímetros de altura, e está sob posse do Museu Arqueológico de Istambul.

A pedra é conhecida como “Si.427”, uma data do período da Antiga Babilônia, entre os anos 1900 a.c e 1600 a.c.

Pedra de 3700 anos com cálculos geométricos é desvendada

Matemáticos da Austrália foram os responsáveis por desvendar e entender melhor sobre a pedra em argila, publicando o resultado do estudo na revista científica Foudation of Science.

Segundo os matemáticos, o artefato é sobre cálculos para dimensionar alguns terrenos alagados, sendo uma tábua sobre um terreno que estava sendo vendido na época.

De acordo com Daniel Mansfield, professor da Universidade de New South Wales, na Austrália, e também coautor do estudo, é um hábito similar ao que faríamos hoje.

Para o professor, a situação seria parecida com uma pessoa que está tentando descobrir onde estão seus limites de terras.

Desse modo, esta pessoa mandaria um agrimensor a campo, porém ao invés de utilizar um equipamento de GPS, os babilônios usaram a equação de Pitágoras.

Teorema de Pitágoras

O mais interessante do ocorrido é que a tábua, que utilizou triplos pitagóricos, a equação de ‘quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos’, foi cunhada 1.000 anos antes que o filósofo elaborasse a expressão matemática.

Isto é, Pitágoras ainda não havia “criado” o teorema da trigonometria, provando que essa e mais outras fórmulas encontradas já existiam.

Segundo Mansfield, há uma série de outras fórmulas na tábua que também podem ser mais precisas que as usadas atualmente.

“Você não inventa acidentalmente a trigonometria, normalmente está fazendo algo prático”

Daniel Mansfield ao The Guardian

Fonte: Exame

Imagem em destaque: Foto/Reprodução UNSW Sydney

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo