Notícias

Rússia ativa Satã-2, o mais poderoso míssil nuclear do mundo

Rússia ativa Satã-2, o mais poderoso míssil nuclear do mundo

Siga-nos no Instagram

A Rússia anunciou oficialmente o início das operações do míssil nuclear RS-28 Sarmat, apelidado de Satã-2 no Ocidente, na sexta-feira (1º). Este míssil intercontinental é considerado o mais letal do mundo, com a capacidade de transportar 14 ogivas nucleares.

O RS-28 Sarmat é uma versão aprimorada do RS-36M, conhecido como SS-18 Satã no Ocidente. Possui características impressionantes, incluindo dimensões imponentes, com 35,5 metros de comprimento e 3 metros de diâmetro.

Há relatos de que a Rússia possui um total de 16 desses mísseis em seu arsenal, reforçando ainda mais sua influência militar. O RS-28 Sarmat é estimado como tendo uma força máxima de explosão até 53 vezes a potência da bomba de Hiroshima, equivalente a cerca de 800 quilotons.

Esse míssil nuclear possui um alcance de 18 mil quilômetros, o que significa que pode atingir alvos em praticamente qualquer lugar do mundo. Comparativamente, o míssil nuclear intercontinental americano Minuteman-3 tem um alcance máximo de 13 mil quilômetros.

No entanto, especialistas em armas nucleares acreditam que a Rússia não está inclinada a usar seu arsenal nuclear em operações envolvendo a Ucrânia devido ao risco de um conflito global. A Rússia atualmente detém o arsenal nuclear mais poderoso do mundo, com os Estados Unidos representando a segunda maior potência nessa categoria.

Esses desenvolvimentos destacam a importância da estabilidade geopolítica e do controle de armas nucleares para a segurança global em um mundo onde essas armas têm um papel significativo.

Leia mais:

Fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo