Notícias

Mayflower, um navio autônomo está viajando pelo Atlântico

Mayflower é um navio autônomo que está viajando pelo Atlântico, em uma viagem de 5.630 km, indo de Plymouth (Reino Unido) até Massachusetts (Estados Unidos).

Siga-nos no Instagram

Ao todo, a viagem deverá durar três semanas, onde o navio realizará diversos experimentos, coletando dados sobre a vida marinha e também amostras de resíduos plásticos.

A embarcação partiu de Plymouth para as ilhas de Scilly na última terça-feira (15), e entrou em águas internacionais na quarta-feira (16).

A viagem pode ser acompanhada pelo site do projeto MAS400, que conta com diversas informações sobre o navio autônomo.

Navio autônomo foi projetado pela ProMare

A ProMare é uma empresa de pesquisa oceânica sem fins lucrativos, que projetou o Mayflower e, em parceria com a IBM, desenvolveu o software que é responsável pelo controle do navio.

O Mayflower, também chamado de MAS (Mayflower Autonomous Ship), tem como principal objetivo desenvolvimento da tecnologia de navegação marítima através dos tempos.

A viagem pelo Atlântico faz parte da comemoração oficial dos 400 anos da jornada do Mayflower original.

Mayflower

O Mayflower original levou os “peregrinos” britânicos” para estabelecer as primeiras colônias no Novo Mundo, zarpando em 1620.

A versão original era uma embarcação de madeira de três mastros, cada uma com 30 metros de altura e com velas de lona, viajando a aproximadamente 6 km/h.

O Mayflower também podia levar até 102 passageiros, além dos 30 tripulantes do grande navio.

Toda a travessia de Plymouth a Cape Cod, em Massachusetts, demorou aproximadamente dois meses, ao contrário da “nova versão”.

Comparação entre as duas versões do Mayflower

O navio autônomo é composto de alumínio e tem um painel solar de 15 metros de comprimento, além de um gerador a diesel de reservar, a fim de alimentar as baterias.

O MAS atinge até 20 im/h, sendo totalmente controlado por uma inteligência artificial a bordo, que recebe informações de seis câmeras e 50 sensores.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Promare-IBM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo