Notícias

Usina de Itaipu bate recorde histórico em outubro atingindo 50 milhões de MWh

A usina hidrelétrica de Itaipu bateu o recorde histórico em outubro, ao atingir 50 milhões de MWh, energia o suficiente para abastecer todo o planeta por 19 horas.

Siga-nos no Instagram

A marca é o melhor índice anual de energia de todos os tempos, e os 50 milhões MWh produzidos do início do ano até agora poderiam abastecer:

  • O mundo por 19 horas;
  • O Brasil por 1 mês e 7 dias;
  • A cidade de São Paulo por 1 ano e 10 meses;
  • O Paraguai por 2 anos e 11 meses;
  • O Estado do Paraná por 1 ano e 7 meses;
  • A cidade de Foz do Iguaçu por 86 anos.

Esses são somente alguns exemplos da produção que esse número é capaz de causar, sendo a hidrelétrica atualmente responsável pelo abastecimento de 11% de toda a energia consumida pelo Brasil e 90% do Paraguai.

Saiba mais sobra a usina de Itaipu e seu recorde histórico

A usina conta com 20 unidades geradoras, sendo 14 mil MW de potência instalada, considerada líder mundial na geração de energia limpa e renovável.

De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, um fator importante para que o recorde fosse atingido, foi o alto índice de produtividade da usina.

Esse alto índice é fundamental para que a usina hidrelétrica consiga enfrentar um ano de escassez hídrica, e neste ano o índice de produtividade média está, até o momento, em 1,0977 megawatt médio por metro cúbico por segundo.

Se trata do melhor índice anual já registrado, porém em julho a empresa também já havia batido um recorde de produtividade, com 1,221 megawatt médio por metro cúbico por segundo.

Índices elevados devido as equipes binacionais

Esses índices estão elevados graças às equipes binacionais da Área Técnica, que tem como função fazer com que a usina possa atender os requisitos energéticos dos dois países de forma eficiente.

Assim, as equipes são responsáveis por gerar energia no melhor ponto de operação das unidades geradoras, onde o consumo de água é menor.

Para isso, é preciso que as máquinas estejam disponíveis para geração, sendo preciso um trabalho coordenado entre as áreas de Operação e de Manutenção da usina.


Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo