NotíciasTecnologia

Maior reator de fusão nuclear do mundo é ativado

Maior reator de fusão nuclear do mundo é ativado
([Imagem: National Institutes for Quantum Science and Technology)
Engenheiros japoneses ligaram o maior reator de fusão nuclear do mundo, conhecido como tokamak JT-60SA. Embora a geração de plasma dentro do reator ainda não signifique que ele seja capaz de produzir energia, essa ativação é um marco significativo. O JT-60SA é uma máquina de pesquisa e desenvolvimento de quatro andares de altura que foi projetada para conter um plasma aquecido a 200 milhões de graus Celsius por cerca de 100 segundos, um tempo muito maior do que qualquer outro tokamak já construído.

Siga-nos no Instagram

No entanto, alcançar essa meta levará anos, uma vez que o grande desafio dos reatores de fusão do tipo tokamak é manter o plasma contido dentro dos campos magnéticos para evitar o derretimento das paredes do reator. O JT-60SA é, na verdade, um laboratório onde os físicos podem estudar o comportamento do plasma e suas tentativas de escapar das contenções magnéticas.

Este reator, o maior reator de fusão nuclear do mundo, também servirá como um precursor para o projeto internacional ITER, do qual o Japão também faz parte. No entanto, o JT-60SA difere do ITER, pois utiliza apenas hidrogênio e deutério, em vez de trítio. O trítio é radioativo e mais eficiente para a produção de energia por fusão nuclear, sendo a escolha de combustível para o ITER. Mesmo assim, a ativação do JT-60SA é um passo importante em direção à realização da energia de fusão, que promete ser uma fonte de energia limpa e inesgotável no futuro.

Leia mais:

Fonte: Inovação Tecnológica

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo