Ícone do site Engenharia Hoje

Drones capazes de produzir chuvas artificiais fazem chuvas torrenciais em Dubai

Drones capazes de produzir chuvas artificiais fazem chuvas torrenciais em Dubai

Os drones que são capazes de produzir chuvas artificiais foram os responsáveis por chuvas torrenciais em Dubai, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

A chuva ocorreu no último domingo, a fim de amenizar os efeitos da forte onda de calor que tem atingido a cidade e também outros países.

O sucesso da “missão” pode ser visto em vídeos postados pelo Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos.

Nas últimas semanas em Dubai, a temperatura média chegou a alcançar 48°C, aumentando os efeitos do tempo seco do local.

Conheça mais sobre os drones capazes de produzir chuvas artificiais

O projeto dos drones foi realizado por cientistas do país e também pela Universidade de Reading, na Inglaterra.

Tudo começou em 2017, quando os cientistas receberam US$ 1,5 milhão para uso ao longo de três anos do Programa de Pesquisa dos Emirados Árabes Unidos para a Ciência do Melhoramento da Chuva,

Os drones criados dão “choque nas nuvens” para alterar a carga elétrica das gotículas de chuva, uma vez que há pouca expressividade do lençol freático.

Eles são lançados de uma catapulta, podendo voar por aproximadamente 40 minutos e realizar a avaliação de diversos aspectos por dentro de uma nuvem, como:

Logo após a análise, os pesquisadores sabem quando e onde eles precisam disparar para que a “mágica” aconteça.

Os drones também são equipados com uma carga útil de instrumentos de emissão de carga elétrica. É com essa carga elétrica nas moléculas de ar que a precipitação é estimulada, e então ocorre a chuva.

“O que estamos tentando fazer é fazer com que as gotículas dentro das nuvens sejam grandes o suficiente para que, quando caem da nuvem, sobrevivam até a superfície”

Keri Nicoll, meteorologista da Universidade de Reading à CNN

Fonte: Olhar Digital e CNN Brasil

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Keri Nicoll