A Gol anunciou recentemente seu acordo com o Grupo Comporte, que trará 250 carros voadores ao Brasil até meados de 2025.
A aquisição ou arrendamento dos VA-X4 eVTOLs pertence à fabricante britânica Vertical Aerospace, que conta com um alcance aproximado de 160 km.
Tanto a Gol quanto o Grupo Comporte estão em articulação com a concessionária de aeronaves irlandesa Avolon, a fim de conseguir o estabelecimento de uma malha aérea de táxis aéreos.
Os 250 carros voadores que serão trazidos ao Brasil contam com inúmeros benefícios
De acordo com o Grupo Comporte, a aeronave escolhida é capaz de produzir 100 vezes menos ruído, em comparação a um helicóptero em voo de cruzeiro.
Além disso, a nota da instituição também afirma que o modelo traz 30 vezes menos ruído em momentos de decolagem e de pouso.
O VA-X4 é um modelo de aeronave elétrica com decolagem vertical, enquanto seu voo é horizontal, decolando como helicóptero e voando como os aviões tradicionais.
Além do alcance de 160 km, os carros voadores deverão servir como táxis aéreos, viajando a uma velocidade máxima de 320 km/h, com uma capacidade de carga de quatro passageiros, sem considerar o piloto.
A companhia aérea afirmou que os 250 carros voadores irão fazer parte de sua expansão de atendimento regional, porém ainda deverá passar por algumas fases.
Veículos dependem ainda de regulamentação
O futuro do projeto ainda dependerá das etapas de regulamentação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e demais autoridades, como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Atualmente, a Avolon estima que todos processos de certificação e autorização das rotas devem estar concluídos até o ano de 2024.
Enquanto isso, o próprio carro voador estará em processo de montagem e testes, também sofrendo todas as etapas de regulamentação até 2024.
Segundo o chefe de engenharia da Vertical Aerospace, Tim Williams, a linha de produção está aguardando a chegada de algumas peças, porém o primeiro voo de teste do VA-X4 devem ocorrer até o final deste ano.
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Gol