A Honda, montadora japonesa, criou seu primeiro protótipo de motor de foguetes que poderá levar à criação de um veículo de voo suborbital até 2025.
O presidente da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia, Keiji Ohtsu, foi quem revelou a informação sobre o protótipo.
Além disso, Ohtsu também informou que a Honda vê o espaço como uma área de potencial crescimento, indicando uma possível entrada da empresa no setor.
Primeiro protótipo de motor de foguetes já realizou testes
A apresentação ocorreu durante uma videochamada com dois jornalistas no Japão, mas não houveram muitos dados técnicos ou informações do funcionamento do foguete.
Segundo a equipe de engenheiros, essas informações não podem ser divulgadas uma vez que o projeto ainda esta em estágios iniciais.
Entre as informações reveladas, está a confirmação de que já houve um teste, onde exibiram um pequeno vídeo da ocasião e mostraram que a pluma gerou diamantes de choque.
A pluma costuma ser aquela primeira nuvem que vem logo depois da ignição, e os diamantes de choque são um padrão visual comum a explosões de motores do tipo.
Planos da empresa para o futuro
Durante a vídeochamada, os engenheiros também revelaram alguns planos da empresa, como o desenvolvimento de um veículo de transporte.
Esse transporte seria de pequeno porte, sendo responsável por entregar satélites à baixa órbita da Terra.
Além disso, Ohtsu também afirmou que ainda não há aprovação final da empresa, e a equipe tem a permissão somente de continuar a pesquisa e desenvolvimento da tecnologia.
Essa permissão conta com total suporte até o ano de 2025 ou 2026, e, conforme o progresso alcançado, a liderança do grupo deverá liberar ou vetar a continuidade do projeto.
Caso a resposta seja positiva, o trabalho então deverá evoluir para a criação desse veículo de capacidade suborbital de pequeno porte citado pelos engenheiros.
O presidente da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento também informou que a Honda iniciou a entreter a ideia de produtos vindos da engenharia espacial há aproximadamente dois anos.
Desde então, os recursos de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa vem sido destinados ao desenvolvimento não só de foguetes, como também outros artefatos de propulsão.
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Honda