Notícias

Itapemirim terminou testes para voar no Brasil

O grupo Itapemirim terminou as fases de testes da ITA Linhas Aéreas nesta última quinta-feira (15), havendo já cinco trechos de Guarulhos (SP) até São José dos Campos (SP).

Siga-nos no Instagram

Como resultado, o grupo poderá obter o Certificado de Operador Aeronáutico (COA) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que é obrigatório para uso comercial.

Atualmente, existe apenas o Airbus A320-200 com matrícula PS-SPJ atuando em território brasileiro, sendo o nome uma referência ao nome de Sidnei Piva de Jesus, presidente do grupo Itapemirim.

A aeronave já havia servido à espanhola Spanair até 2012 e também utilizado pela Vueling até ser retirado de operação durante a pandemia.

Essa é a terceira aproximação do grupo com a aviação, havendo uma tentativa em 1990 e outra recentemente, em 2017 ao tentar comprar a Passaredo.

Segundo a empresa, o objetivo atual é integrar os voos com os ônibus, a fim de chegar a 2.700 cidades no território nacional.

Itapemirim deixará de ser uma empresa de ônibus

De acordo com o presidente do grupo Itapemirim, a empresa deixará de ser uma empresa de ônibus para ser uma empresa de conexão de pessoas e de modais.

“Chegamos à etapa final para a concretização da companhia aérea e estamos muito felizes com tudo o que conquistamos até aqui. Completaremos nosso cronograma para obtermos as certificações junto à Anac dentro do prazo planejado”

Sidnei Piva de Jesus

Alpem disso, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou que a conectividade aérea será essencial para ampliar a ligação aos principais destinos nacionais e também “favorecer a recuperação do turismo no cenário pós-pandemia”.

Segunda aeronave

Além da Airbus A320-200, uma segunda aeronave está em trânsito para o Brasil, sendo prevista sua chegada nos próximos dias.

Ambas aeronaves foram fabricadas no ano de 2005, com preço estimado de 100 milhões de dólares quando novas.

A empresa também pretende completar uma frota de dez aviões até o mês de agosto, sendo todos da “família” A320CEO, de geração anterior que também era utilizada pela Latam no Brasil.

ITA Linhas Áereas deverá oferecer mais espaço aos passageiros

Apesar da empresa não divulgar preços, classes tarifárias, rotas ou serviços, é esperado que a ITA Linhas Aéreas ofereça mais espaço aos passageiros.

Haverá a configuração de 162 passageiros, além do atendimento de bordo com direito a happy hour. Além disso, há especulações sobre uma suposta classe executiva nos voos, mesmo que domésticos.


Imagem em destaque: Grupo Itapemirim

Fontes: Exame

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo