Ícone do site Engenharia Hoje

Jato comercial realiza primeiro voo abastecido com óleo de cozinha reciclado

Jato comercial realiza primeiro voo abastecido por óleo de cozinha reciclado

Um jato comercial realizou seu primeiro voo abastecido com óleo de cozinha reciclado entre Londres (na Inglaterra) e Glasgow (na Escócia).

O procedimento foi realizado pela Airbus e pela British Airways, e é a primeira vez em que um avião comercial foi abastecido com esse tipo de material.

O modelo utilizado para esse teste de voo foi um A320neo, que pertence a uma linhagem mais moderna da fabricante europeia.

Primeiro voo abastecido por óleo de cozinha reciclado trouxe ótimos resultados

No voo realizado pela British Airways, houve uma redução de 62% na emissão de dióxido de carbono (CO2) em comparação a uma aeronave que é abastecida com querosene de aviação nessa mesma rota.

De acordo com Sean Doyle, atual CEO da British Airways, o voo de teste foi capaz de oferecer uma “demonstração prática” do progresso que está sendo realizado pelas empresas para a redução de carbono.

Além disso, o executivo ressaltou que junto com os parceiros da indústria, ocorreu essa melhoria de 62% nas reduções de emissões em comparação a uma década atrás.

Para Doyle, se trata de um progresso real nos esforços da empresa para descarbonizar, além de mostrar a missão da British Airways de continuar inovando.

Airbus fala mais sobre a iniciativa com a British Airways

A Airbus também se pronunciou sobre o sucesso do voo realizado, afirmando que a iniciativa tem como principal objetivo a coleta de dados.

Com a coleta desses dados, será possível verificar qual combustível pode ser utilizado em rotas curtas, e destes combustíveis, quais são os menos poluentes.

No caso do óleo de cozinha reciclado utilizado, é idealizado que ele possa ser utilizado em rotas curtas como a realizada entre Londres e Glasgow, por exemplo.

Para a companhia aérea, a diminuição latente de emissões poderá determinar uma nova tendência para o mercado.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Airbus