Notícias

Jato comercial realiza primeiro voo abastecido com óleo de cozinha reciclado

Um jato comercial realizou seu primeiro voo abastecido com óleo de cozinha reciclado entre Londres (na Inglaterra) e Glasgow (na Escócia).

Siga-nos no Instagram

O procedimento foi realizado pela Airbus e pela British Airways, e é a primeira vez em que um avião comercial foi abastecido com esse tipo de material.

O modelo utilizado para esse teste de voo foi um A320neo, que pertence a uma linhagem mais moderna da fabricante europeia.

Primeiro voo abastecido por óleo de cozinha reciclado trouxe ótimos resultados

No voo realizado pela British Airways, houve uma redução de 62% na emissão de dióxido de carbono (CO2) em comparação a uma aeronave que é abastecida com querosene de aviação nessa mesma rota.

De acordo com Sean Doyle, atual CEO da British Airways, o voo de teste foi capaz de oferecer uma “demonstração prática” do progresso que está sendo realizado pelas empresas para a redução de carbono.

Além disso, o executivo ressaltou que junto com os parceiros da indústria, ocorreu essa melhoria de 62% nas reduções de emissões em comparação a uma década atrás.

Para Doyle, se trata de um progresso real nos esforços da empresa para descarbonizar, além de mostrar a missão da British Airways de continuar inovando.

Airbus fala mais sobre a iniciativa com a British Airways

A Airbus também se pronunciou sobre o sucesso do voo realizado, afirmando que a iniciativa tem como principal objetivo a coleta de dados.

Com a coleta desses dados, será possível verificar qual combustível pode ser utilizado em rotas curtas, e destes combustíveis, quais são os menos poluentes.

No caso do óleo de cozinha reciclado utilizado, é idealizado que ele possa ser utilizado em rotas curtas como a realizada entre Londres e Glasgow, por exemplo.

Para a companhia aérea, a diminuição latente de emissões poderá determinar uma nova tendência para o mercado.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Airbus

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo