Notícias

Pesquisadores redescobriram caverna perdida em Minas Gerais

Uma caverna perdida em Minas Gerais foi “redescoberta” por uma equipe de pesquisadores do Centro Universitário Newton Paiva.

Siga-nos no Instagram

A caverna fica em Curvelo, na região central de Minas Gerais (MG), e sua localização era desconhecida há mais de 100 anos.

A “Lapa de Quatro Bocas” foi descoberta e batizada em 1835, pelo cientista Peter Lund, mas houveram diversas mudanças de nome com o decorrer do tempo.

Atualmente, o nome da caverna perdida é registrada como “Gruta do Tatu”, visto que conta com uma extensão acima da média e pode ser subdividida em dois níveis, formada pela ação das águas ao decorrer do tempo.

Caverna perdida em Minas Gerais é encontrada após 100 anos

De acordo com o professor Luciano Emerich Faria, um dos responsáveis pela descoberta, o fato da descoberta ter ocorrido este ano foi gratificante.

“Afinal, trata-se da comemoração dos 220 anos do nascimento de Peter Lund. Considerado o pai da paleontologia, ele foi uma figura decisiva para a localização das mais importantes cavernas em Minas Gerais”

Luciano Emerich Faria, do Centro Universitário Newton Paiva

Para reencontrar a caverna, os pesquisadores do Centro Universitário Newton Paiva tiveram que analisar os registros originais da caverna.

Desse modo, foram capazes de comparar os dados atuais da região de Curvelo com os mapas antigos, para então conduzir trabalhos da campo.

Para os trabalhos de campo, foram utilizados diversos equipamentos, como trenas, bússolas e também lanternas a fim de encontrar o local.

Peter Lund

O pesquisador dinamarquês explorou diversas cavernas em Minas Gerais durante o século XIX, produzindo inúmeros registros que ajudaram espeleologistas até hoje.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o estado de Minas Gerais concentra 38,5% de todas as 16.034 cavidades naturais do país.

Por conta disso, a contribuição de Peter Lund após descobrir centenas de cavernas foi fundamental para os estudos atuais que estão ocorrendo no estado.

Além disso, ele também contribuiu no ramo da paleontologia, ao ter descoberto mais de 12 mil peças fósseis na região de Lagoa Santa.


Fonte: Revista Galileu e Turista em Foco

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Centro Universitário Newton Paiva

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo