O Roc Stratolaunch é o maior avião do mundo, que conta com a maior asa de 117 metros, e no último domingo (16/01), realizou mais um voo de teste.
O avião gigante, que foi lançado com o apoio do falecido bilionário de Seattle Paul Allen, decolou do Mojave Air and Space Port, na Califórnia, às 11h47.
O Roc de seis motores da Stratolaunch, batizado em homenagem a um pássaro mítico gigante, é a maior aeronave do mundo em envergadura, com seus 117 metros do início ao fim.
Para efeito de comparação, o maior avião comercial do mundo Antonov An-225 tem uma envergadura de 88 metros, enquanto o Airbus A380, o maior avião de transporte de passageiros, tem 79,7 metros.
Maior avião do mundo conta com 6 motores
Originalmente, o modelo foi projetado para servir de plataforma para o sistema de lançamento áereo, mas a Stratolaunch usará o Roc como plataforma para lançar uma série de veículos hipersônicos, chamados Talons.
Um protótipo de veículo, chamado TA-0, será testado em uma queda sobre o Oceano Pacífico, seguido pelo primeiro veículo motorizado, o TA-1, ainda este ano.
Este cronograma exigirá que a empresa acelere os testes da aeronave, e segundo o diretor de tecnologia da Stratolaunch, será possível ver a companhia voando com mais frequência.
Além disso, afirmou que até o final do ano, planejam e esperam lançar o primeiro veículo de teste hipersônico da empresa, onde o próximo voo testará a recuperação de todo o trem de pouso da aeronave.
“É aí que podemos realmente começar a expandir o envelope a sério”, diz Millman. No próximo voo, a empresa deverá instalar o pilão no segmento central da asa ao qual serão acoplados os veículos Talon.
Ambos protótipos estão quase concluídos, incluindo a ativação do TA-1 pela primeira vez no mês passado.
Saiba mais sobre os voos do Roc
O voo ocorreu quase nove meses após o voo de teste anterior do Roc, e o verdadeiro primeiro teste de voo ocorreu há mais de dois anos.
O teste realizado no último domingo trouxe novos feitos, com o avião atingindo 330 km/h de velocidade, atendendo todos objetivos da empresa, inclusive testando a retração e extensão do trem de pouso na fuselagem esquerda.
Roc retornou ao aeroporto após quatro horas e 23 minutos, após um voo onde o avião atingiu um pico de altitude de mais de 7.160 metros.
A empresa não deu um cronograma para o próximo voo de teste, pois alega que irá depender da revisão dos dados deste último voo realizado.
E o número de voos de teste poderá depender do desempenho de cada avião, uma vez que eles aumentam gradualmente a altitude e também a velocidade do Roc, para se tornar comparável ao que se espera de um avião comercial.
–
Fonte: Click Petróleo e Gás
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Stratolaunch