Ícone do site Engenharia Hoje

Maior usina solar do estado de SP foi construída no telhado de uma empresa

Maior usina solar do estado de SP foi construída no telhado de uma empresa

A maior usina solar do estado de São Paulo (SP) foi construída no telhado da Udiaço, uma empresa de ferro e aço para construção civil.

A Sunning foi a empresa especialista em usinas de energia solar que fechou parceria com a Udiaço, a fim trazer a instalação de um dos maiores projetos de produção de energia alternativa.

A usina solar ficará no telhado da sede da Udiaço, em Carapicuíba, região oeste da Grande São Paulo, em uma área de mais de 4.300 m2.

A geração média de energia gerada é de 75.000 kwh por mês, enquanto a empresa tem um consumo de 85.887 kwh/mês, suprindo quase 90% do consumo da empresa.

Maior usina solar do estado de São Paulo foi implementada em 8 meses

O projeto ao todo levou cerca de oito meses para ser concluído, sendo implementado durante a pandemia e boa parte desse tempo foi devido ao licenciamento da Enel, que contava com uma equipe reduzida operando com restrições.

A usina exigiu um estudo de parametrização da subestação da Udiaço, a fim de realizar a correta conexão da usina com a rede elétrica da concessionária.

Além disso, com o estudo, também foi possível fazer uma automação para desligar os inversores, caso o gerador a diesel entrasse em ação.

Já a casa dos inversores, recebeu uma “ventilação especial” e renovação de ar que é acionado por um termostato, para remoção das cargas térmicas geradas.

Por fim, no projeto também foi incluido um sistema de monitoramento, que acompanha os resultados de produção de energia e avalia o retorno do investimento.

Retorno do investimento e economia

De acordo com Lucas Trevizan, diretor de marketing da Udiaço, a estimativa de economia para o primeiro era de cerca de R$ 350 mil.

Entretanto, com os recentes aumentos de tarifas e bandeiras (amarelas e vermelhas), além de outros fatores, essa economia deverá ser ainda maior.

Normalmente, o retorno do investimento na instalação ocorre entre 3 e 6 anos, mas costuma se pagar sozinho, devido a economia na conta de energia.

A Udiaço tem como expectativa o retorno de investimento conversador, em quatro anos e oito meses, levando em conta somente a bandeira verde tarifária no período.

Desafios enfrentados e execução

Segundo a Sunning, o projeto apresentou uma série de desafios, sendo o principal a instalação de grande porte dentro de um centro urbano.

Desse modo, diversas pessoas foram envolvidas no processo, e a empresa ficou em pleno funcionamento durante esse período.

Outro ponto destacado pela Sunning foi a fase de manutenção da unidade industrial, que funcionou normalmente durante todo período de implantação.

Houveram três fases principais, sendo eles:


Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Udiaço