Notícias

Maior usina solar do estado de SP foi construída no telhado de uma empresa

A maior usina solar do estado de São Paulo (SP) foi construída no telhado da Udiaço, uma empresa de ferro e aço para construção civil.

Siga-nos no Instagram

A Sunning foi a empresa especialista em usinas de energia solar que fechou parceria com a Udiaço, a fim trazer a instalação de um dos maiores projetos de produção de energia alternativa.

A usina solar ficará no telhado da sede da Udiaço, em Carapicuíba, região oeste da Grande São Paulo, em uma área de mais de 4.300 m2.

A geração média de energia gerada é de 75.000 kwh por mês, enquanto a empresa tem um consumo de 85.887 kwh/mês, suprindo quase 90% do consumo da empresa.

Maior usina solar do estado de São Paulo foi implementada em 8 meses

O projeto ao todo levou cerca de oito meses para ser concluído, sendo implementado durante a pandemia e boa parte desse tempo foi devido ao licenciamento da Enel, que contava com uma equipe reduzida operando com restrições.

A usina exigiu um estudo de parametrização da subestação da Udiaço, a fim de realizar a correta conexão da usina com a rede elétrica da concessionária.

Além disso, com o estudo, também foi possível fazer uma automação para desligar os inversores, caso o gerador a diesel entrasse em ação.

Já a casa dos inversores, recebeu uma “ventilação especial” e renovação de ar que é acionado por um termostato, para remoção das cargas térmicas geradas.

Por fim, no projeto também foi incluido um sistema de monitoramento, que acompanha os resultados de produção de energia e avalia o retorno do investimento.

Retorno do investimento e economia

De acordo com Lucas Trevizan, diretor de marketing da Udiaço, a estimativa de economia para o primeiro era de cerca de R$ 350 mil.

Entretanto, com os recentes aumentos de tarifas e bandeiras (amarelas e vermelhas), além de outros fatores, essa economia deverá ser ainda maior.

Normalmente, o retorno do investimento na instalação ocorre entre 3 e 6 anos, mas costuma se pagar sozinho, devido a economia na conta de energia.

A Udiaço tem como expectativa o retorno de investimento conversador, em quatro anos e oito meses, levando em conta somente a bandeira verde tarifária no período.

Desafios enfrentados e execução

Segundo a Sunning, o projeto apresentou uma série de desafios, sendo o principal a instalação de grande porte dentro de um centro urbano.

Desse modo, diversas pessoas foram envolvidas no processo, e a empresa ficou em pleno funcionamento durante esse período.

Outro ponto destacado pela Sunning foi a fase de manutenção da unidade industrial, que funcionou normalmente durante todo período de implantação.

Houveram três fases principais, sendo eles:

  • Projeto;
  • Instalação.
  • Homologação junto à concessionária.

Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Udiaço

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo