Ícone do site Engenharia Hoje

Mitsubishi desenvolve navio de carga com hardwares de propulsão elétrica

Mitsubishi desenvolve navio de carga com hardwares de propulsão elétrica

A Mitsubishi Shipbuilding, braço naval e aeroespacial da Mitsubishi, está desenvolvendo um navio de carga com hardwares de propulsão elétrica, chamado Roboship.

O Roboship é considerado um navio híbrido-elétrico que deverá transportar 550 toneladas de biocombustível para a Aioi Bioenergy, uma empresa de sustentabilidade.

A construção do navio de carga deverá contar com ajuda da Honda, que entrará através da Honda Heavy Industries, uma divisão da empresa focada em veículos pesados.

Detalhes completos da motorização ainda não foram divulgados pela montadora japonesa, mas o Roboship deverá ser finalizado até abril de 2023.

Navio de carga com hardwares de propulsão elétrica conta com software

 

Segundo as informações divulgadas pela Mitsubishi até então, a plataforma do navio abrangerá o hardware para propulsão elétrica, contando com:

Além disso, também há o software para controlar todo o equipamento de forma segura e eficiente, que será operada pela Marindows, criação da companhia japonesa E5 Labs.

A E5 Labs foi criada por quatro transportadores, a fim de promover soluções de propulsão elétrica e também ferramentas de digitalização para navios, ao utilizar recursos avançados de comunicação.

Segundo a montadora japonesa, a Marindows garantirá que o Roboship opere com total eficiência e segurança todo hardware para propulsão elétrica.

 

Vantagens do Roboship

 

O navio de carga conta com pontos destaques, como os seus geradores, capazes de usar qualquer tipo de combustível ecológico, incluindo:

Para a Mitsubishi, os geradores não só devem ajudar na redução de emissões de gases-estufa em velocidade de cruzeiro, como também na erradicação completa durante as operações portuárias, como atracamento do navio e descarregamento de carga.

Outra característica vantajosa devido ao sistema de propulsão elétrica é para a tripulação do navio de carga, que contará com um menor nível de ruído e vibração durante as viagens.

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução tawatchai07