Ícone do site Engenharia Hoje

Motor de foguete reutilizável de 130 toneladas da China bate recordes em testes

Motor de foguete reutilizável de 130 toneladas da China bate recordes em testes

Imagem: CNSA

A China Aerospace Science and Technology Corp (CASC), uma das principais empresas aeroespaciais da China, alcançou um marco significativo no desenvolvimento de tecnologias espaciais com a conclusão de testes em seu novo motor de foguete reutilizável.

Esse motor, que utiliza oxigênio líquido e querosene e tem uma força de 130 toneladas, é um componente vital para o futuro dos foguetes reutilizáveis da CASC, incluindo o promissor Long March 10.

Testes recordistas

No dia 13 de abril, a equipe de engenheiros da Sexta Academia da CASC realizou dois testes de ignição em solo, parte de uma série de experimentos que incluiu 15 testes repetidos e 30 partidas de ignição.

A duração total desses testes superou os 3.900 segundos, estabelecendo um novo recorde de durabilidade para testes de motores de foguetes líquidos na China.

Esses testes confirmaram a alta confiabilidade do motor e sua capacidade de expansão, destacando a evolução na reutilização do motor que agora permite múltiplas ignições e ajustes extensivos de empuxo.

Tecnologias chave para reutilização

De acordo com relatos da equipe para o Global Times da China, a reutilização de foguetes envolve quatro áreas tecnológicas críticas: precisão no pouso de retorno, estabilidade durante o pouso, durabilidade para múltiplos reusos e manutenção rápida para reparos no local.

A equipe de pesquisa tem trabalhado para simplificar os processos de manutenção e avaliação para melhorar a longevidade do motor após várias reutilizações.

A corrida espacial chinesa

Esse desenvolvimento marca um avanço na ambição da China de se tornar a líder global em tecnologia espacial, competindo diretamente com os Estados Unidos.

A NASA tem enfrentado críticas pela tecnologia considerada ultrapassada em seu Space Launch System (SLS) enquanto depende de parcerias com empresas como a SpaceX para foguetes reutilizáveis. Enquanto isso, a China está se movendo rapidamente para expandir sua frota de foguetes reutilizáveis, tanto estatais quanto privados.

Com planos de testar dois foguetes reutilizáveis estatais em 2025 e 2026, e com empresas privadas como a Galactic Energy se preparando para testar o foguete Pallas-1 já neste ano, a China está firmemente no caminho para consolidar sua presença no espaço.

Leia mais:

Fonte: Interesting Engineering