A gerenciadora de transportes de São Paulo, a SPTrans, anunciou que os ônibus elétricos da montadora chinesa BYD foram aprovados para circularem nas ruas da capital paulista.
Os ônibus passaram por diversos testes previstos pelo Manual de Padrões Técnicos da SPTrans. Os ônibus elétricos articulados tiveram êxito nos testes e estão mais próximo das ruas de São Paulo.
Modelo do ônibus e testes realizados
O ônibus articulado da BYD, que é 100% elétrico, aprovado nos testes do órgão gerenciador, é do modelo D11B, que teve seu chassi totalmente fabricado no município de Campinas, no estado de São Paulo.
O modelo D11B da montadora chinesa passou nos seguintes requisitos:
- Frenagem
- Tempo de recarga do sistema pneumático
- Aceleração
- Desempenho do motor
De acordo com o Diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, a BYD está preparada para atender a população de São Paulo com sua frota eletrizada de ônibus articulados.
Ônibus 100% elétrico e sustentável
Os ônibus articulados que foram aprovados para circularem pelas ruas de São Paulo são movidos exclusivamente por baterias, possibilitando rotas zeradas em emissão de carbono.
O D11B conta com a bateria LifePO4, de fosfato ferro lítio, que fornece uma autonomia de até 250 quilômetros com apenas uma carga. A BYD ainda confirmou que o tempo médio para a recarga total da bateria do D11B é de aproximadamente 3 horas.
Ainda de acordo com a montadora chinesa, as baterias terão 15 anos de vida útil e não envolvem metais pesados em sua composição.
D11B trazendo longevidade e economia
A BYD afirmou que, além de serem mais sustentáveis, seus ônibus articulados deverão rodar por mais tempo gastando menos dinheiro durante seu uso, em comparação aos ônibus convencionais.
De acordo com a empresa, o modelo D11B poderá ter uma vida útil de até 15 anos, representando uma longevidade de até 30% maior em relação aos ônibus a diesel.
Além disso, a BYD afirmou que o custo de abastecimento do ônibus elétrico deverá ser bem mais barato em relação aos ônibus utilizados atualmente. A montadora informou que o custo mensal de abastecimento da frota de ônibus elétricos é de aproximadamente R$ 3 mil, já com ônibus a diesel esse custo poderia chegar à R$ 18 mil.
–
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Divulgação/Higer