O rover chinês Yutu encontrou um “cubo” misterioso na Lua, enquanto trabalhava na cratera Von Kármán e os pilotos do rover aproveitaram para tirar fotos do horizonte.
Foram as primeiras fotos do rover sob o céu escuro, e quando ampliadas, foi possível notar um cubo no horizonte, chamando a atenção dos pilotos.
Quando consultaram os cientistas sobre a descoberta, foram informados que o objeto pode ser apenas uma pedra, localizada a aproximadamente 80 metros do robô.
O Yutu fez sua descoberta no 36º dia lunar de exploração, e já percorreu mais de 186 quilômetros na cratera Von Kármán.
Pesquisadores desejam ir olhar o “cubo” misterioso na Lua
A descoberta, anunciada no blog Our Space, revelou que o objeto foi batizado de “cabana misteriosa”, e que os pesquisadores desejam ir até lá olhar melhor.
A investigação e aproximação deverá ocorrer nos próximos dois ou três dias lunares, o que equivale a cerca de dois ou três meses na Terra.
A demora se dá devido a viagem na superfície lunar, uma vez que é necessário evitar diferentes crateras, tomando tempo mesmo em curtas distâncias.
O Our Space é um canal de divulgação afiliado ao órgão de Administração Espacial Nacional da China (CNSA), atual responsável pelo programa espacial chinês.
O formato curioso, caso seja uma rocha, poderia ter sido causado por impactos na superfície da Lua, como a queda de meteoritos que ocorre com certa frequência.
Divulgação do acontecimento
A divulgação também ocorreu via Twitter, onde informaram sobre a atualização do Yutu-2 com a imagem do cubo misterioso, confira:
Ah. We have an update from Yutu-2 on the lunar far side, including an image of a cubic shape on the northern horizon ~80m away from the rover in Von Kármán crater. Referred to as "神秘小屋" ("mystery house"), the next 2-3 lunar days will be spent getting closer to check it out. pic.twitter.com/LWPZoWN05I
— Andrew Jones (@AJ_FI) December 3, 2021
–
Fonte: Tecmundo
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Our Space