A tecnologia 5G está sendo liberada em alguns lugares do mundo, e agora está chegando em São Paulo! Isso, mesmo, o sonho de navegar e fazer dowloads de fotos, vídeos e aplicativos está se tornando realidade.
A novidade é tão chocante que está deixando muitas pessoas com uma pulga atrás da orelha. Então, se você também é uma dessas pessoas que espera por isso e tem algumas dúvidas, e aprenda mais sobre a tecnologia 5G.
Confira: cookies online, muitos estão aceitando sem ao menos saber o que são
O que é a tecnologia 5G?
A internet por meio de dados móveis se tornou muito comum nos últimos anos. Com isso, diversas operadoras de telefone oferecem conexões 3 e 4G tranquilamente. Então, para entender mais sobre isso, vamos fazer algumas definições.
A tecnologia 5G é uma abreviação de “quinta geração” e se refere à quinta geração de internet móvel. Da mesma forma, o 3G e 4G também são gerações anteriores. Porém, o diferencial do 5G está na capacidade de transportar dados por meio das antenas de comunicação;
Porém, para poder alcançar esse nível de tecnologia, muito tempo e investimento foi necessário, tanto para os celulares quanto para as antenas. Então, depois de quase 10 anos do lançamento da tecnologia 4G, o 5G chega na mão do brasileiro!
Qual é a velocidade do 5G?
Muitas pessoas falam do 5G como se fosse uma tecnologia extremamente mais rápida que o 4G, mas será que é verdade? A resposta dessa pergunta é sim! Mas tem alguns poréns que precisam ser explicados.
Leia também: carro elétrico da Honda, confira os detalhes do Prologue
Em primeiro lugar, vale destacar que tudo depende de diversos fatores. Mas, o 5G que alguns celulares dizem comportar, é uma frequência de sinal menor do que a do 5G “puro”, justamente por conta da dificuldade de instalação.
Porém, mesmo assim, esse sinal pode ser até 2,4 vezes maior que o 4G que temos hoje. Ainda assim, o 5G “puro” é aquele que possui as frequências funcionando com todo o potencial. Esse, em testes laboratoriais, pode chegar a ser 100 vezes mais poderoso do que o 4G.
Quando teremos a tecnologia 5G?
A empresa que permitiu a instalação do 5G em São Paulo, a Anetel (Agência Nacional de Telecomunicações), já garante que a proporção de antenas será de uma para cada 100 mil habitantes. Isso, claro, visando manter a segurança de quantidade de sinal que circulará.
Assim, a Tim, Claro e Vivo devem ativar cerca de 462 estações até o fim de setembro em São Paulo. O que garantirá aos moradores do estado comunicação rápida e veloz.
Os celulares mais novos das principais marcas como Apple, Samsung e Motorola já tem e terão o suporte para a tecnologia 5G!
Confira: como manter a cerveja gelada sem eletricidade? Confira como esse refrigerador funciona