Ziga Dorkic, um engenheiro industrial australiano, é um verdadeiro defensor da energia solar e do cuidado com o planeta. Para ele, a Terra é única e precisa ser protegida.
Por isso, ele decidiu criar um carro movido a energia solar, utilizando materiais reaproveitados, como uma van, cortadores de grama e até baterias de laptops.
O início de uma jornada sustentável
A jornada de Ziga começou quando ele ajudou uma equipe de carros de corrida movidos a energia solar durante a World Solar Challenge, na Austrália.
Inspirado por essa experiência, ele decidiu construir seu próprio veículo solar. Há cerca de 10 anos, comprou uma van usada por apenas US$ 100 e iniciou o projeto de transformá-la em um carro elétrico movido a energia solar.
Reaproveitando materiais e energia
Para tornar sua van elétrica, Ziga substituiu o motor original por três motores elétricos de cortadores de grama e utilizou cerca de 8 mil baterias de ferramentas elétricas e laptops.
Ele instalou painéis solares em sua casa para carregar as baterias da van, garantindo que seu veículo sempre tenha energia.
Sustentabilidade em ação
Com seu carro solar, Ziga percorre até 300 quilômetros sem se preocupar com recargas, graças à energia limpa do sol.
Além disso, sua casa também é autossuficiente em energia, fornecendo eletricidade não só para ele, mas também para seus vizinhos.
Uma mensagem sobre sustentabilidade
Para Ziga, dirigir um carro que não emite carbono é uma questão de responsabilidade ambiental.
Ele acredita que mais pessoas deveriam adotar veículos elétricos movidos a energia solar para combater as mudanças climáticas.
Leia mais:
- Nova bateria para carros elétricos carrega mais rápido e dura mais
- Carros elétricos chineses dominam mercado brasileiro
- BYD aposta no mercado de luxo com SUV e supercarro estilo Lamborghini
Fonte: Ciclo Vivo