Ícone do site Engenharia Hoje

Gerador eólico sem hélices e mais barato, está sendo testado

Gerador eólico sem hélices será 30% mais barato

Um gerador eólico sem hélices está sendo testado industrialmente pela empresa espanhola Vortex Bladeless, e conta com a promessa de ser mais barato que os geradores eólicos tradicionais.

Além disso, em uma entrevista à emissora Al Jazeera, o co-fundador da empresa, David Yáñez, afirmou que seu produto exige uma baixa manutenção, e é capaz de durar mais de 15 ou 20 anos.

Para que o projeto entrasse na fase de testes, houve o financiamento do “Horizonte 2020”, um programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia.

Atualmente, a empresa está concluindo os testes de 100 dispositivos pré-comerciais, mas ainda precisará realizar mais testes e certificações. No entanto, a startup afirma que logo haverá pilotos públicos na Espanha.

Gerador eólico sem hélices capta energia através da vibração

O produto, chamado de Vortex, conta com um formato de cilindro rígido, que é preso de forma fixa verticalmente com objetivo de conseguir o maior desempenho na captação energética.

Nos modelos tradicionais, são as pás do gerador que fazem girar o rotor, responsável por transmitir a rotação ao gerador.

De acordo com a empresa, não há uma turbina em sua tecnologia criada, visto que ela não é capaz de girar, então o próprio cilindro oscila conforme a força do vento.

Na base da estrutura, há um alternador que é responsável por converter o movimento em eletricidade. Segundo os testes realizados pela empresa, o equipamento pode gerar eletricidade aproximadamente 30% mais barata em comparação a turbinas eólicas convencionais.

Vortex oferece diversos benefícios, além de eletricidade mais barata

Além da eletricidade aproximadamente 30% mais barata, o custo de instalação e manutenção também é baixo.

Os custos com materiais e o valor para fabricação também é potencialmente mais baixo, em comparação aos modelos tradicionais.

A tecnologia também é muito silenciosa, causando menos danos aos pássaros, uma das reclamações mais comuns das turbinas mais utilizadas.

O Vortex se adapta rapidamente às mudanças de direção do vento que ocorrem no decorrer do dia, além de se adaptar até mesmo aos fluxos de ar turbulentos que ocorrem em ambientes urbanos.

Por fim, outro grande benefício é que a hélice não ocupa muito espaço e podem ser instalados próximos uns dos outros, sendo instalados mesmo em pequenas áreas úteis.

Segundo Yáñez, a empresa espera oferecer a possibilidade de colher o vento que passa sobre telhados ou jardins e parques, com dispositivos mais baratos e fáceis de manter.


Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Vortex Bladeless