Ícone do site Engenharia Hoje

Piso solar para casas é criado e vendido em Budapeste

Piso solar para casas é criado e vendido em Budapeste

Uma empresa húngara chamada Platio criou e já está vendendo um piso solar para casas em Budapeste, capaz de gerar eletricidade que pode ser devolvida à rede elétrica da residência.

Segundo a companhia, apenas 20 m² do piso podem gerar energia solar para suprir o consumo anual energético de uma família média.

Piso solar para casas pode abastecer carros elétricos

Um outro uso ao piso solar está em abastecer os carros elétricos, mas o produto já foi testado até mesmo em um shopping center do país.

No teste, foi instalado 6,47m² do piso solar no shopping e ligado a uma pequena estação de recarga, com objetivo de recarregar os celulares de quem estava passeando ou trabalhando lá.

Além disso, para confirmar usa eficiência, o piso solar também foi testado em praças, parques e em infraestruturas marítimas.

No entanto, a sua venda está focada em residências, e a Platio garante que o produto pode ser instalado em:

O produto também conta com seu design estético para as casas, visto que há opções de cores para os “ladrilhos”, como preto, azul, verde e vermelho.

Apesar do piso parecer escorregadio, a empresa afirma que é o mais alto nível disponível de antiderrapagem, além de contar com uma manutenção simples, em comparação aos painéis solares que são montados em telhados, por exemplo.

Como o produto é feito

A empresa húngara é especializada na criação de materiais de construção que são sustentáveis, e por isso criou o pavimento feito com célula de silício monocristalino.

Esse pavimento é montado em um vidro temperado, para então ser incorporado em uma estrutura que é feita de garrafas plásticas PET que foram recicladas.

Segundo a Platio, o uso das garrafas plásticas recicladas também contam com um grande benefício: garantir que o produto dure mais do que o concreto!

Engenharia de alta qualidade garante resistência à carga, impacto, arranhões e clima, ao mesmo tempo que fornece resiliência ao vandalismo

Platio

Fonte: Ciclo Vivo e Platio

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Platio