Ícone do site Engenharia Hoje

Casa Ursa: a tiny house sobre rodas que gera energia solar e capta água da chuva

Casa Ursa: a tiny house sobre rodas que gera energia solar e capta água da chuva

A “Casa Ursa” é uma tiny house sobre rodas, capaz de gerar energia solar e captar água da chuva, projetada pelo Madeiguincho, em Portugal.

O escritório de arquitetura e marcenaria projetou uma casa totalmente autossuficiente, que mede “apenas” 17 metros quadrados ao todo.

Por ser uma casa pequena e sustentável, não há paredes que dividem os cômodos, sendo os próprios móveis que realizam essa distinção.

Tiny house sobre rodas traz painéis solares e telhado inclinado

Para não depender de abastecimento elétrico, foram utilizados cinco painéis solares para abastecimento de energia instalados no telhado e voltados para o sul.

Os painéis solares podem ser ajustados para uma inclinação de 30%, a fim de maximizar a produção de energia renovável ao longo do ano. Toda a energia captada pelos cinco painéis solares é armazenada para uso posterior.

Enquanto isso, no abastecimento hídrico, o telhado inclinado em apenas 5% é utilizado para a coleta de água da chuva, capaz de canalizar para um filtro de partículas e dois grandes tanques de água.

Ao todo a capacidade de armazenamento é de 650 litros, utilizados para abastecer as pias da cozinha e também do banheiro.

Também há um filtro de osmose reversa que conta com três estágios, responsável por tornar a água própria para consumo. Esse mesmo filtro também reutiliza parte da água utilizada para regar as plantas.

Além disso, a casa também conta com uma janela oval que funciona como claraboia, em que a luz natural entra para a casa.

A tiny house também não depende da coleta de esgoto do banheiro, utilizando no banheiro um “vaso elétrico seco”, que tem como função transformar dejetos em compostos.

Organismo vivo móvel e a Casa Ursa

A Casa Ursa é construída com estrutura de aço leve e ripas de madeira, mas não se trata de apenas “uma” casa sustentável, uma vez que ela faz parte de uma série de mini casas.

Todas as mini casas do projeto batizado de TOW foram projetadas pelo escritório de arquitetura e marcenaria, você pode conferir as outras opções projetadas aqui

De acordo com o escritório Madeiguincho, os recursos sustentáveis fazem com que “cada pequena casa se torne um organismo vivo móvel totalmente sustentável”.


Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Junior Carranca