Sustentabilidade

Casa sustentável produz sua própria energia solar, água potável e alimentos

Você já tinha ouvido falar sobre casa sustentável? Como você imagina que ela seja?

Porque tem se falado tanto sobre “ser sustentável”?

Com o aumento da população mundial, cresceu também a emissão de poluentes e a utilização de recursos naturais. Sendo assim, surgiu uma preocupação mundial com a preservação do ambiente e fontes não renováveis de energia.

De acordo com essa tendência, a construção civil não ficaria de fora desse movimento mundial. A engenharia deixou também sua contribuição para o desenvolvimento de novos modelos de residência baseados no conceito de casa sustentável.

A sustentabilidade na prática

Um casal de Denver, Colorado (EUA), chamou a atenção nesse aspecto. Após ter sua casa feita seguindo a tendência de construções que tem a função de preservar o ambiente, virou notícia nas redes sociais.

O projeto recebeu o nome de “reACT”, uma casa sustentável e autossuficiente. Foi pensada para ser dinâmica em diferentes situações ambientais, produzindo sua própria energia, água e até alimentos.

Qual o diferencial dessa casa sustentável?

Dentro da casa foram aplicadas várias técnicas para aproveitar fontes naturais renováveis individualmente, isto é: um sistema modular de construção. Ou seja, cada “bloco” ou segmento da casa funciona de maneira independente. Nesse sentido, pode ser movido, montado ou utilizado de maneiras diferentes, de acordo com as necessidades de cada cliente:

  • O telhado é projetado para receber iluminação natural;
  • Painéis solares foram instalados para captar a energia do sol;
  • A energia captada é armazenada em uma bateria doméstica;
  • A compostagem é feita com resíduos orgânicos;
  • Os fertilizantes produzidos são utilizados para adubar a horta no interior da casa;
  • A casa possui um auto-regulador para aumentar a eficiência energética ao longo do tempo;
  • A água é produzida através de um sistema de captação (ou coleta?) e tratamento instalado na própria casa, usando a água das chuvas e águas cinza.
Fonte: Foto/Reprodução Internet

Esse projeto foi idealizado por estudantes para uma competição nacional chamada de Decathlon Solar do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Este campeonato premia os melhores trabalhos relacionados a novas tecnologias para sustentabilidade desde 1999.

Sem dúvidas, mais projetos dessa natureza são cada vez mais necessários. É preciso estimular os construtores desta geração a pensar sempre em como deixar um mundo melhor, mais saudável e mais sustentável para as próximas. Preservando e garantindo o direito à vida de todos.

Gostou do conceito de casa sustentável? Clique aqui e leia mais sobre projetos de sustentabilidade na construção civil.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução Internet.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo