Uma coalizão de organizações civis brasileiras lançaram O Plano Nordeste Potência, com uma política de desenvolvimento verde e inclusivo para a região. Portanto, em uma reunião com o presidente do consórcio nordeste, e o governador de pernambuco, Paulo Câmara, a região nordeste vem se despontando como uma das grandes líderes na corrida mundial de Energia renovável.
É um tipo de investimento do setor privado para os próximos anos. Então, a energia eólica e solar são as fontes principais do momento. Portanto, o hidrogênio verde também é de alto potencial e pensando nos desafios e nas oportunidades de uma expansão maior.
Confira: cookies online, muitos estão aceitando sem ao menos saber o que são
Mais energia renovável para o Brasil
Uma coalizão de organizações da sociedade civil que lançou o “plano nordeste potencia com mais emprego, mais água e mais energia renovável para o Brasil”. Com cinco objetivos prioritários, que se estendem pela gestão publica direta;
1° A capacitação de mão de obra;
2° Participação social;
3° Geração distribuída;
4° Revitalização da bacia do rio São francisco;
5° Mais empregos.
O Plano Nordeste Potência
O documento tem 24 paginas e várias recomendações para este público e o setor privado, tudo isso a fim de promover o desenvolvimento verde, inclusivo e Justo da região. Com isso, se baseando em fontes como água, vento e sol, tudo isso respeitando primeiramente a comunidade.
Leia também: carro elétrico da Honda, confira os detalhes do Prologue
Tem cerca de 66 gigawatts de potência em energia renovável que já foram outorgados para o nordeste, o que é equivalente a cinco vezes mais que a potência da hidrelétrica de Itaipu. Porem esse total, 34,4 GW é referente a alguns projetos eólicos no continente, e 19,7 GW já estão em operação, entretanto outros 28,7 GW são projetos solares.
66 gigawatts de energia renovável
Sobre a energia renovável debruça-se um dos maiores potenciais de crescimentos rápidos. Entretanto, os Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Então, apontam que no último dia 16 de julho, as maiores usinas do nordeste registraram 2.948 MW de geração instantânea, de energia.
Contanto, sendo o suficiente para atender mais de 30% da demanda de consumo do mercado nordestino naquele momento. Entretanto, quanto a geração descentralizada, na região hoje pode contar somente com 1GW instalados, o que é muito pouco comparado ao potencial de 66 gigawatts de energia renováveis gerados.
Confira: como manter a cerveja gelada sem eletricidade? Confira como esse refrigerador funciona