Inovação

Robôs canceladores de ruído podem ‘silenciar’ conversas barulhentas

Robôs canceladores de ruído em sua estação de carregamento.
Robôs canceladores de ruído em sua estação de carregamento. (April Hong/Universidade de Washington)

Você já pensou em poder silenciar aquela mesa barulhenta ao lado em um restaurante?

Siga-nos no Instagram

A equipe da Universidade de Washington desenvolveu um alto-falante inteligente que muda de forma para alcançar esse objetivo. Este sistema inovador usa microfones autônomos para dividir ambientes em zonas de fala e rastrear a posição dos falantes.

Como funciona?

Os princípios por trás dessa tecnologia acústica são semelhantes aos encontrados em fones de ouvido com cancelamento de ruído. Pequenos microfones robóticos posicionados estrategicamente perto de pessoas barulhentas emitem ondas sonoras com fase oposta (chamadas de “anti-ruído”) para neutralizar o som.

O sistema usa uma frota de robôs que usam navegação autônoma, análise de som e diferenciação de vozes. Algoritmos de aprendizado profundo avançados permitem que os robôs identifiquem locais de alto ruído, distingam diferentes sons e reconheçam quem está falando.

Isso significa que, se uma conversa alta ou perturbadora ocorrer em uma mesa, o robô posicionado lá pode reduzir o volume dessa conversa enquanto permite que outras continuem sem interrupções.

Os robôs possuem microfones de cerca de uma polegada de diâmetro, conectados a uma estação central de carregamento. Eles se movem independentemente, usando sons de alta frequência para se posicionar e evitar obstáculos. Cada robô é estrategicamente posicionado para separar eficientemente as zonas de fala ativas.

Esses robôs monitoram constantemente os níveis de ruído e ajustam sua posição e atividade para garantir que o barulho seja reduzido eficazmente em cafés e outros espaços.

Testes em diferentes ambientes

O protótipo dos robôs canceladores de ruído está sendo testado em vários ambientes internos, incluindo locais de trabalho, salas de estar e cozinhas, com grupos de três a cinco pessoas conversando. Em testes, o sistema conseguiu identificar diferentes sons, mesmo quando as pessoas estavam a 50 cm de distância uma da outra.

A equipe está investigando se os alto-falantes podem emitir sons que permitam criar zonas de silêncio e de áudio ativo em tempo real, para que pessoas em diferentes partes de um ambiente possam ouvir áudios diferentes.

Essa pesquisa foi publicada na revista Nature Communications.

Leia mais:

Fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo