Fazenda Urbana produziu 300kg de hortaliças e matou a fome de milhares de pessoas
Apenas em Paraisópolis, o projeto já produziu cerca de 300kg de hortaliças para a comunidade.
A Agro favela cresce cada vez mais. Ele é um projeto que busca produzir hortaliças em comunidades carentes para diminuir a fome e a má nutrição de famílias carentes. Mas, não é só no Brasil que o projeto existe.
Com idealização do Stop Hunger, presente em mais de 60 países. A horta chegou em Paraisópolis em outubro de 2020 e, até dezembro, já havia produzido cerca de 300kg de alimentos. Esses alimentos foram distribuídos para a comunidade e para o projeto Mãos de Maria.
A Agro Favela em Paraisópolis
Vale ressaltar que Paraisópolis é a 2ª maior comunidade e sua população foi fortemente impactada pela pandemia de coronavírus. Uma vez que grande parte de seus moradores atuam como autônomos ou trabalhadores informais. A horta veio então para o auxílio dessas famílias.
Andreia Dutra, presidente do Stop Hunger Brasil afirmou que entre os objetivos da horta comunitária está aumento de fazendas urbanas. Além disso, eles procuram adequar a comunidade e explorando espaços e possibilidades.
O projeto conta com cerca de 960 pés de hortaliças. Além da doação de alimentos para os moradores, a Agro Favela doa algumas mudas. Assim, ela capacita e desenvolve hortas de cultivo doméstico. Cerca de 1.009 pessoas já foram beneficiadas de maneira direta com o projeto.
Outro objetivo do projeto é gerar empregos e renda. A partir da venda de parte da produção, a Agro Favela já capacitou cerca de 64 pessoas. Eles contam ainda com a parceria do G10 Favelas.
Os dois projetos acreditam que a melhor maneira para apoiar a população carente é com condições de alimentação saudável. Assim, através das hortas comunitárias, o alimento orgânico vai para a casa da população de baixa renda.
Além da possibilidade de comida saudável, uma alimentação de qualidade devolve a dignidade para a família. Dessa forma, pessoas bem alimentadas são mais felizes. E, além disso são capazes de ir atrás de seus sonhos e as crianças podem crescer de maneira saudável.
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Internet