Notícias

Estudo científico afirma ter visto fungos em Marte

Um estudo científico publicado no Advances in Microbiology, por um grupo internacional de pesquisadores, afirma ter visto fungos em Marte.

Siga-nos no Instagram

Foram analisadas fotos do planeta e foram visto possíveis fungos, e os pesquisadores destacaram a hipótese de procariontes e de eucariontes terem “colonizado” Marte.

As imagens utilizadas pelos cientistas no estudo científico pertencem a Curiosity e Opportunity.

Fungos em Marte teriam sido transferidos da Terra

Segundo o estudo, a teoria é que essas formas de vida teriam chegado à Marte ao sair de nosso planeta:

“Uma variedade de espécies continuam viáveis depois de longa exposição a ambientes de radiação intensa no espaço e podem sobreviver à ejeção da Terra após colisões de meteoros e à esterilização de naves com destino a Marte. Estudos de simulação mostraram que procariontes, fungos e líquenes sobrevivem em ambientes marcianos simulados – descobertas que sustentam a hipótese de que a vida pode ter sido repetidamente transferida da Terra para Marte”

Resumo do estudo científico publicado no Advances in Microbiology

De acordo com os pesquisadores, está estabelecido que uma variedade de organismos terrestres sobrevivem a condições semelhantes às de Marte.

Por conta disso, a equipe aponta que a Terra está “semeando” a vida para o planeta vermelho, e essa vida é repetidamente transferida entre os dois planetas.

No entanto, os cientistas também apontaram que as similaridades na morfologia não são “prova de vida”.

“Não podemos descartar completamente minerais, intemperismo e forças geológicas desconhecidas exclusivas de Marte e estranhas à Terra.”

Imagens e fotos sequenciais

Os cientistas destacaram que a imagem a seguir lembram fungos basidiomicetos, organismos similares a puffballs.

Estudo afirma ter visto fungos em Marte
Imagem: Nasa/Opportunity

Puffballs é um tipo de fungo redondo, sua imagem é similar a de uma bola com espinhos, que é encontrado em abundância na Terra em ambientes que contam com radiação intensa.

Durante o estudo, a equipe acrescentou fotos sequenciais dos espécimes de Marte, em que emergem do solo e aumentam de tamanho.

Após os fungos serem esmagados pelas rodas dos rovers, novos “fungos” esféricos aparecem, alguns deles com talos, em cima dos restos dos antigos fungos.

De acordo com a equipe, as espécimes semelhantes a bactérias e fungos negros também já apareceram em cima dos veículos espaciais.

Um dos exemplos foi em imagens da HiRISE, câmera localizada na sonda Mars Reconnaissance Orbiter que orbita Marte.

Nessas imagens, os pesquisadores encontraram evidências de espécimes amorfos “dentro de uma fenda”, que mudaram de forma e localização, e então desapareceram.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo