Curiosidades

Conheça fotos das dunas azuis de Marte, fornecidas pela NASA

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) divulgou fotos das dunas azuis de Marte nesta última quinta-feira (8).

O post, que foi intitulado “Dunas Azuis no Planeta Vermelho”, foi publicado no site oficial da agência espacial norte-americana.

As dunas azuis de Marte circundam a calota polar norte de Marte, cobrindo uma área tão grande quanto o Texas.

A imagem divulgada mostra uma área com 19 milhas de largura (cerca de 30.500 km) com 80,3 graus de latitude norte e 172,1 graus de longitude leste.

Confira a foto das dunas azuis de Marte

Em seguida, confira a imagem divulgada:

A cena foi tirada pela câmera infravermelha do orbitador Mars Odyssey, conhecido como Sistema de Imagens de Emissão Térmica (THEMIS).

As cores vivas da imagem se tratam de cores que são variáveis, visto que correspondem a diferentes temperaturas das dunas.

As dunas que são alaranjadas e/ou amareladas contam com temperaturas mais quentes, enquanto as áreas azuis que são vistas no canto superior esquerdo da imagem são similares a “lagoas dos sonhos” ou “mantos de neve”, contando com temperaturas mais baixas.

De acordo com a agência espacial, a foto das dunas azuis de Marte combina imagens tiradas do veículo orbital durante dezembro de 2002 e novembro de 2004.

Como resultado, se trata de uma coleção histórica de imagens compilada para comemorar o 20º aniversário do Odyssey.

THEMIS

Thermal Emission Imaging System (THEMIS) é o sistema responsável por medir a temperatura da superfície dia e noite, o que permite aos cientistas determinais quais materiais físicos existem.

Os dados encontrados também revelam a presença desses materiais, como rocha, poeira ou areia, com base em como eles aquecem para cima ou para baixo no decorrer de um dia em Marte.

THEMIS não só ajuda a criar os mapas do planeta, como também identifica a presença de tudo, desde arenito a sais.

Segundo a cientista assistente do projeto Odyssey, Laura Kerber, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, “é difícil exagerar como o mapa global THEMIS preencheu lacunas em nosso conhecimento.”

Odyssey

O Odyssey foi lançado da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos), em 7 de abril de 2001.

A sonda espacial entrou na órbita do planeta vermelho em outubro, e permanece em órbita até hoje.

Isso faz com que Odyssey seja a espaçonave de Marte com mais tempo de funcionamento na história, sendo uma figura importante na história da agência espacial norte-americana.


Fonte: Mashable e NASA

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA/JPL-Caltech/ASU

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo