Notícias

NASA atualizou software para drone voar em Marte

A National Aeronautics and Space Administration (NASA), agência espacial norte-americana, atualizou o software para drone Ingenuity voar em Marte.

Siga-nos no Instagram

O software de controle de voo do Ingenuity teve que ser revisado e atualizado por conta de um problema de “sequência de comando”.

De acordo com a NASA em seu comunicado oficial, os profissionais estão testando o novo software primeiramente na Terra.

Logo após, é esperado que o update do software devidamente atualizado e revisado seja feito, a fim de retomar a missão em Marte.

O anúncio da atualização do software foi realizou após o comunicado da NASA neste último final de semana, onde afirmou o adiamento do 1º voo do Ingenuity.

NASA anunciou no Twitter que o cronograma para o voo ainda está andamento

Em um anúncio no Twitter, a agência espacial norte-americana confirmou que um cronograma detalhado para o voo ainda está em andamento.

Em seguida, confira o Tweet realizado pela NASA:

Apesar dos imprevistos, a NASA pretende que a primeira viagem do drone seja realizada em breve, sendo a data planejada anteriormente no dia 11/03.

Software para drone irá auxiliar no perfeito funcionamento do equipamento

Nesta quarta-feira (14), o perfil NASA também realizou uma seção de perguntas e respostas com participação de MiMi Aung, a gerente do projeto, com o Dr. Thomas Zurbuchen, administrador adjunto da agência.

Entre as perguntas mais frequentes estavam à falha que causou o adiamento do voo do drone Ingenuity.

De acordo com Aung, houve um pequeno descompasso entre o computador de voo e um “supervisor” (watchdog), responsável por monitorar a saúde dos sistemas.

Esse “descompasso” fez com que o teste de rotação das hélices em velocidade máxima fosse abortado, visto que a resposta do computador não foi recebida pelo watchdog a tempo.

Após a comprovação e revisão do software, o drone não só deverá capturar imagens de Marte, como também obter sons durante 5 voos.

Como resultado, serão registros inéditos para a ciência mundial, que irá capturar uma região do planeta chamada Van Zyl Overlook.


Fonte: Tecmundo e Olhar Digital

Imagem em Destaque: NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo