Meta anuncia supercomputador para sua IA que será o mais rápido do mundo
A Meta anunciou na última terça-feira (25), o AI Research Supercluster, um supercomputador para a sua inteligência artificial (IA), que será o mais rápido do mundo.
A conclusão para o AI Research SuperCluster está prevista para ocorrer ainda no meio deste ano (2022), e foi criado com o único objetivo de ajudar a desenvolver o futuro metaverso da empresa.
Mesmo inacabado, o RSC já é um dos supercomputadores de inteligência artificial mais rápidos do mundo e, quando concluído, será o mais rápido de todos, segundo um comunicado do Facebook.
Meta cria supercomputador complexo para sua IA
Este computador já está sendo construído nos últimos 18 meses, e agora tem o mesmo desempenho de mais de 100.000 computadores desktop convencionais, de acordo com a empresa.
Em seu blog de inteligência artificial, a Meta já forneceu mais detalhes sobre seu supercomputador, que possui, no momento, 760 sistemas Nvidia DGX A100, com um total de 6080 GPUs.
Além disso, as taxas de transferência de dados de 1600 Gb/s e 175 PB (petabytes) de armazenamento, além de 46 petabytes de cache.
Ao decorrer desse ano, mais aperfeiçoamentos irão ocorrer, onde o supercomputador irá passar a ter 16.000 GPUs, aumentando em 2,5 vezes o desempenho do treinamento de algoritmos de inteligência artificial.
Todo esse poder de processamento deverá ser a base da nova plataforma metaverso, da qual a inteligência artificial será a base.
Novos computadores para IAs avançadas
A Meta afirmou que, para criar uma nova geração de IA avançada, será necessário novos computadores capazes de quintilhões de operações por segundo, mas eles ainda não existem.
Por fim, a empresa garantiu que seu supercomputador é seguro, ao criptografar os dados do usuário que o utilizar.
Em uma postagem no Facebook, Mark Zuckerberg parabenizou a equipe Meta responsável pela construção do RSC, ressaltando que o supercomputador permitirá novos modelos de IA.
Esses novos modelos de inteligência artificial deverão ser capazes de aprender de trilhões de exemplos, além de entender centenas de idiomas e muito mais.
–
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução rawpixel.com