Asteroide explodiu no Brasil liberando energia de 95 toneladas de dinamite
O asteroide conseguiu seu espaço nas redes sociais na última semana
Um asteroide de pequenas proporções entrou em rota de colisão com à terra na madrugada de segunda-feira, de 3 para 4 de abril. Caindo no Estado do Amazonas, no município de Tefé, região norte do Brasil, localizada a pouco mais de 500 km de Manaus.
Então, de acordo com relatos da Nasa e da Bramon, o asteroide teria sido responsável por causar uma explosão, ao entrar em contato com o solo. Que proporcionalmente equivale à explosão de 95 toneladas de dinamite.
Confira as diferenças entre o Tesla fabricado na Alemanha e o Tesla fabricado na China
Podemos classificar o meteoro como um fenômeno luminoso, causado pela entrada de uma rocha vinda do espaço, na atmosfera terrestre. Então, a velocidade e o calor provocados pela entrada da rocha ocasionam em sua ionização e aquecimento, fazendo a rocha brilhar até virar pó. Portanto, sendo esse um lindo espetáculo, para quem assiste.
Apesar que muitos ainda temem, em pensar que eles podem cair em locaia povoados. As estatísticas mostram que isso, só acontece em raríssimos casos, e podemos ficar mais tranquilos.
A classificação do asteroide e a veracidade dos registros.
O asteroide conseguiu seu espaço nas redes sociais na última semana, com relatos de que se classificava como um bólido (asteroide luminoso). Ele chegou aparecer em diversas redes sociais.
Entretanto, nem todos os registros publicados recentemente são de fato registros do mesmo. Então, algumas das imagens associadas ao asteroide, na verdade, pertencem a outros fenômenos espaciais que passaram pelo Brasil. Como, por exemplo, o asteroide que protagonizou um evento similar no Rio Grande do Sul há dois anos.
Vale ressalta que no dia 7 de julho de 2011 um outro objeto luminoso, arranhou o céu do município de Tabatinga. Deixando então, muitos moradores do local encantados com sua passagem. Esse foi o caso, de mais um meteoro.
Informações da NASA acerca do fenômeno:
Então, a Nasa conta, para auxiliar os seus serviços de monitoramento espacial, com uma rede internacional de satélites com sensores infra som. Esses sensores são responsáveis por monitorar os efeitos de atividade nuclear em qualquer área do planeta.
Entretanto, tais sensores geralmente atuam em função da captação dos movimentos desses pequenos asteroides à medida que eles vão ganhando velocidade e aumentando o calor a medida que entram na atmosfera.
Esse sistema também ajuda a estipular onde um certo asteroide pode cair. Sendo então, de extrema importante para evitar que grandes acidentes possa acontecer. O fato é que, muito se encantaram com o acontecido, e outros gostaria de ver novamente, esses fenômenos acontecerem.
Confira: Observatório mais antigo das américas tem mais de 2.300 anos, confira