Foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo central da Via Láctea. A notícia foi divulgada através de uma coletiva de imprensa que aconteceu no Observatório Europeu do Sul, na Alemanha.
Sem dúvida, o buraco negro é misterioso, por esse motivo, é um dos temas favoritos de filmes de ficção científica. Ele também é um dos fenômenos mais estudado história do nosso planeta.
Para explicar melhor isso, que tal começarmos pela descoberta do Sagitário A*, que está presente em nossa galáxia. Sem mais delongas, a seguir, veja o que é ETH e como conseguiu a imagem do buraco negro.
Confira: Via Láctea, descoberta incrível será anunciada nesta semana confira
O que é o Event Horizon Telescope? Confira!
A princípio, saiba que os resultados da análise da região central da nossa galáxia, foram obtidos através de um equipamento chamado: Event Horizon Telescope (EHT). Você deve estar se perguntando o que é isso, não é? Não se preocupe! Vamos explicar!
EHT, são radiotelescópios espalhados por todos os cantos do mundo. Dessa maneira, ele se transforma em um super telescópio. Super, porque, seu diâmetro é equivalente à extensão da terra.
Sem dúvida, a ciência é incrível! De fato ela é responsável por descobrir coisas magníficas o tempo todo, não é? Quer saber mais sobre o buraco negro? Então não, deixe de ver o que virá a seguir. Afinal de contas, essa é uma descoberta que vai ficar para a história.
Saiba mais sobre essa GRANDE descoberta na Via Láctea!
Essa revelação acabou com o mistério da convocação da conferência de imprensa simultânea para revelar uma grande descoberta. O buraco negro foi nomeado de Sagitário A*.
Ferval Özel, um astrofísico da Universidade do Arizona, disse o seguinte: “Hoje, o EHT tem o prazer de compartilhar a primeira imagem do gigante gentil no centro de nossa galáxia”. De fato, essa foi uma apresentação e tanto, afinal de contas, não é de hoje que os especialistas aguardam por uma imagem real dessa massa cósmica.
Entenda um pouco mais sobre o Sagitário A*.
De acordo com um documentário da BBC, os astrônomos que fotografaram o buraco negro chamado Sagitário A*, o denominaram como “gigante gentil”. Contudo, saiba que não é bem assim, pois em um passado distante, ele já foi um devorador de estrelas.
Segundo o conteúdo da rede britânica que efetuou alto investimento em pesquisa para desvendar os mistérios do universo, esse destruidor de mundos teve um papel importante. A ele se deve a vida como conhecemos, pois, ele abriu muitos caminhos para existirmos neste planeta.
É isso mesmo! O Sagitário A* consumiu, asteroides, estrelas, nuvens de gás e até mesmo outros buracos negros. Pode até parecer obra de ficção, mas é um fato. O buraco negro não deixa nada em seu caminho, planetas são destruídos.
Dessa maneira, ele cria o caos, mas, após o reequilíbrio do espaço ser instaurado, ou seja, após bilhões de anos, começam a surgir novas estrelas e também planetas. Assim o Sagitário A* se comportou e cá estamos, no planeta Terra.
O que é um buraco negro?
Você deve estar se perguntando, o que é um buraco negro? Saiba que ele é uma matéria condensada e com grande poder gravitacional. Nada consegue escapar do seu “poder consumidor”.
Por esse motivo, até o momento ele é conhecido como “devoradores de mundos”. Sem dúvida, eles são no mínimo misteriosos, não é?
Contudo, saiba que os cientistas têm tentado quebrar esse mito. Uma nova visão sobre esses gigantes têm surgido e sugere que eles sejam um agente transformador, ou seja, ESCULTOR DO COSMO.
Por fim, sabemos que pode até ser difícil mudar essa concepção. No entanto, a ciência mostra que essa massa cósmica ousada e intrigante, a Sagitário A*, é a responsável por nosso planeta existir. Sendo assim, que a vejamos com outros olhos!
Confira: Twitter, a compra da rede social está suspensa, Musk fala sobre o caso