Revelado projeto do estádio da Copa do Mundo de 2034 na Arábia Saudita
O arquiteto americano Populous revelou o design do Estádio Mohammed Bin Salman, que terá capacidade para 45.000 espectadores.
Este projeto fará parte do coração de um novo distrito de entretenimento na Arábia Saudita, que incluirá parques temáticos e arenas para esportes eletrônicos.
Características do estádio
Situado na cidade de Qiddiya, perto de Riad, o estádio será o primeiro a ser construído para a Copa do Mundo FIFA de 2034.
Com um projeto inovador, o estádio contará com teto retrátil e parede de LED, permitindo a realização de vários tipos de eventos.
Além de jogos de futebol, o espaço poderá ser usado para concertos, exibições de filmes em alta definição e espetáculos de laser, aproveitando sua localização privilegiada ao lado das falésias de Tuwaiq.
Este projeto ambicioso será parte de um distrito de 50 hectares que incluirá, além do Estádio Mohammed Bin Salman, outros três estádios, como a Qiddiya City E-sports Arena com 5.155 lugares.
A área ao redor do estádio principal será formada por cubos modulares, integrando-se à paisagem das falésias e proporcionando acesso a diferentes áreas do complexo, incluindo o bairro de e-sports e parques temáticos.
Após a Copa do Mundo, o estádio será a nova casa dos clubes de futebol Al-Hilal e Al-Nassr. A escolha da Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034 foi anunciada no ano passado, sendo a única candidatura apresentada por países asiáticos ou da Oceania.
O grupo Populous, responsável pelo projeto, mencionou que o estádio sediará jogos da Saudi King Cup, da Asian Cup e possivelmente dos Jogos Asiáticos de 2034.