Engenharia Mecânica: um guia com tudo que você precisa saber
O profissional de Engenharia Mecânica atua na projeção, fabricação e manutenção dos processos mecânicos. Se você se identifica com a área de exatas, tecnologia e procura uma profissão com boa remuneração, não deixe de ler esse texto até o fim.
Afinal, ele irá abordar mais sobre a profissão, mostrando os benefícios, margem salarial, mercados de atuação e muito mais. Veja a seguir se engenharia mecânica é ou não para você:
O quê faz o engenheiro mecânico?
Trabalha com o desenvolvimento de ferramentas, motores, máquinas e manutenção de todos eles. Tanto para uso industrial, quanto pessoal.
Além disso, o engenheiro pode trabalhar com inspeção industrial, gestão de equipe mecânica e pesquisas na área.
Na verdade, é um leque de opções, o que é muito bom para quem está preocupado com as oportunidades de trabalho. Sem dúvida, é algo que você não deve se preocupar.
Qual o perfil de um profissional de engenharia mecânica?
Ter intimidade com a área de exatas é o ponto de partida para ser bem sucedido na profissão de engenheiro mecânico. Pois, cálculos complexos farão parte da sua rotina diária.
Além disso, é importante gostar de tecnologia, ser prático, gostar de estudar, ser observador, ter liderança e saber trabalhar em equipe. Esses são alguns dos atributos necessários para desenvolver uma carreira de engenharia mecânica de sucesso.
Caso tenha se identificado, então, precisa conhecer os campos de atuação que pode trabalhar. Veja no próximo tópico:
Quais os campos de atuação?
Há diversos nichos em que o engenheiro mecânico pode atuar, como:
- Desenvolvimento de máquinas e equipamentos.
- Manutenção.
- Refrigeração.
- Controle de qualidade.
- Usinagem.
- Soldagem.
- Entre muitos outros.
As principais indústrias que absorvem essa mão-de-obra qualificada são: automotiva, aeronáutica, eletrodoméstica e informática.
O mercado de trabalho da engenharia mecânica
A indústria move o mundo e o mundo precisa de engenheiros mecânicos para se movimentar. Por isso, a demanda de trabalho dessa engenharia é sempre constante.
Também, porque existem vários setores industriais onde o profissional pode trabalhar. Afinal, querendo ou não é um grande pilar para o mercado atual e portanto, precisa ser suprido adequadamente.
Quanto ganha um engenheiro mecânico?
O salário inicial de um engenheiro mecânico é de R$7600,00, mas pode chegar até R$16400, no Brasil. Ou seja, após 5 anos de muito estudo, o profissional colhe bons frutos.
O quê estuda?
Como já vimos, as matérias de exatas predominam na formação do profissional de engenharia mecânica. Confira algumas delas:
– Física;
– Química;
– Estatística;
– Algoritmos;
– Programação;
– Eletricidade aplicada;
– Engenharia automotiva
– Gestão ambiental;
– Ergonomia e segurança de trabalho.
– Dentre muitas outras que não estão citadas aqui.
Como destacamos anteriormente, há um leque de opções.
Quais as principais faculdades de engenharia mecânica?
Agora que você já sabe um pouco sobre essa profissão, está na hora de escolher em qual faculdade cursar. Separei o nomes das 9 melhores faculdade de área de mecânica do país para te ajudar, veja:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
- Universidade Federal de Minas (UFMG)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
O que você precisa fazer para ser um engenheiro?
Precisa se dedicar muito aos estudos. Até mesmo porque, estar formado, não significa parar de estudar. Pelo contrário, o profissional precisa estar sempre atento às inovações tecnológicas.
A carreira de um engenheiro mecânico é promissora. Tem várias possibilidades de atuação. Então, se esse é um setor que te atrai, não perca a oportunidade. Procure uma boa faculdade, dedique-se e seja um profissional bem sucedido.
Boa sorte!