InovaçãoSustentabilidade

Bateria termal de coco, limão e madeira economiza energia do ar condicionado

Cientistas responsáveis por desenvolver a madeira transparente agora apresentam uma inovação no campo de armazenamento de energia: uma bateria termal feita com uma combinação de cocos, madeira modificada e limões. Essa mistura única tem a capacidade de aquecer e resfriar edifícios, oferecendo uma solução eficaz e sustentável para o gerenciamento de temperatura em residências.

Siga-nos no Instagram

A bateria térmica é criada através da remoção da lignina da madeira, criando poros nas paredes das células vegetais e permitindo a penetração de moléculas à base de cítricos, como o acrilato de limoneno, e moléculas de coco, como o dodecanol. Quando aquecido, o acrilato de limoneno se transforma em um polímero de base biológica, restaurando a resistência da madeira e permitindo a penetração da luz. As moléculas do coco ficam presas no material e são capazes de armazenar e liberar energia, transformando-se de sólido para líquido e vice-versa.

Protótipos da bateria termal construídos pela equipe.
Protótipos que foram construídos pela equipe. (Imagem: Céline Montanari et al. – 10.1002/smll.202301262)

Esta bateria termal é especialmente eficaz porque opera em torno da temperatura ambiente de 24 ºC, o que é altamente adaptável às condições de diferentes aplicações. Os pesquisadores afirmam que 100 quilogramas deste material podem economizar cerca de 2,5 kWh por dia em aquecimento ou resfriamento em uma temperatura ambiente de 24 ºC.

Os testes iniciais estão sendo realizados em espaços interiores, mas são necessários desenvolvimentos adicionais para garantir a robustez do material para uso em ambientes externos. Além de substituir ou complementar sistemas de ar condicionado, o material também tem potencial de uso em estufas, onde a madeira transparente pode armazenar energia solar durante o dia e liberá-la à noite, proporcionando um ambiente ideal para o crescimento das plantas e reduzindo o consumo de energia.

Leia mais:

Fonte: Inovação Tecnológica

Créditos da imagem destacada: David Callahan

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo