Cargueiro elétrico e autônomo fará sua primeira viagem sem nenhum tripulante
Um cargueiro elétrico e autônomo deverá realizar sua primeira viagem ainda neste ano, sem emitir nenhum gás poluente em seus trajetos.
O primeiro trajeto terá apenas 9 km por ser um primeiro teste para viagens mais longas, ocorrendo entre as cidades norueguesas de Heroya e Brevik.
O barco, batizado de Yara Birkeland, deverá viajar sem tripulação e comandante, substituindo aproximadamente 40 mil viagens de caminhão por ano, diminuindo o congestionamento nas estradas.
A iniciativa pertence a empresa de produtos químicos Yara International, a fim de ampliar a redução do impacto ambiental das atividades da empresa.
Cargueiro elétrico e autônomo conta com uma imensa bateria
Apesar do Yara Birkeland não ser o primeiro navio autônomo do mundo, ele ainda é o primeiro modelo 100% elétrico.
Para isso, conta com uma imensa bateria, capaz de locomover o cargueiro a uma velocidade média de 6 a 7 nós (cerca de 11-12 km/h), com velocidade máxima de 13 nós (24 km/h).
A força da bateria é 35 vezes mais potente que o consumo mensal de uma residência tradicional, que consome aproximadamente 0,2 MWh de eletricidade ao mês.
A bateria do cargueiro é capaz de mover o navio, que mede 80 metros de comprimento e 15 metros de boca, com uma capacidade elétrica de 7MWh.
Lembrando que o tamanho da Yara Internacional não é um grande chamativo, uma vez que, quando comparado aos outros cargueiros, se trata de uma capacidade menor.
O cargueiro conta com a capacidade de transportar até 120 contêineres de 20 pés, enquanto alguns “cargueiros gigantes” como o Ever Given, leva até mesmo 20.000 containers.
Projeto do Yara Birkeland foi adiado uma vez
O lançamento do cargueiro deveria ter ocorrido ainda no ano passado (2020), porém a pandemia do novo coronavírus adiou seu lançamento.
Apesar do navio ter um trecho já divulgado para percorrer, a data ainda não foi especificada, havendo apenas a informação de que ocorrerá ainda no fim deste ano.
Fonte: Hypeness
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Yara International