China anuncia o primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a energia nuclear

A China revelou o primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a energia nuclear, marcando um marco histórico na navegação. Batizado de KUN-24AP, o navio foi apresentado pelo Estaleiro Jiangnan durante a exposição Marintec China 2023.
Embora não tenham fornecido detalhes técnicos, os criadores chineses deram uma visão geral do desenvolvimento. O nome, KUN-24AP, sugere a capacidade para 24 mil contêineres tradicionais, o que seria uma grande inovação.
Eficiência e segurança
Os desenvolvedores destacam que o KUN-24AP terá um sistema de propulsão avançado, usando um reator de sal fundido com tório como combustível. O tório é mais abundante e econômico que o urânio, permitindo operações a temperaturas mais altas e pressões mais baixas, reduzindo a necessidade de grande volume de água para refrigeração. Isso aprimora a segurança e eficiência.

Questões e potencial
A China investe em tecnologia de tório, mas a introdução do navio movido a energia nuclear desperta preocupações no Ocidente sobre suas possíveis aplicações militares. No entanto, os reatores de sal fundido baseados em tório, necessitando de manutenção frequente, podem não ser viáveis para objetivos militares complexos.
Leia mais:
- Conheça o maior navio de cruzeiro do mundo que partirá em 2024
- Primeiro do mundo: navio porta-contêineres movido a amônia é anunciado
- Marinha terá o primeiro navio polar inteiramente construído no Brasil
Fonte: Olhar Digital