Madeira artificial mais resistente a água e ao fogo é criada: veja o resultado
Madeira foi desenvolvido com materiais derivados da natureza
Você já ouviu falar em madeira artificial? Então, um grupo de cientistas chineses criou um modelo tão forte quanto o natural, porém, com resistência à água e ao fogo e, assim, chegaram a um produto inovador.
Entretanto, só foi possível chegar a um resultado eficiente e como uma madeira comum. Sendo desenvolvido com materiais derivados da natureza, juntamente com a ajuda de soluções sintéticas. Portanto, com isso esse material ganhou mais resistência.
Confira: aplicativo para ler QR Code no celular! Veja como usar
Portanto, confira mais no conteúdo a seguir sobre a novidade, como foi produzida e quais os benefícios para a sustentabilidade mundial. Conheça, também, como o material pode ajudar no futuro.
O que é a madeira artificial?
Esse tipo de madeira foi produzido a partir da quitosana, um polissacarídeo encontrado em crustáceos como o camarão e o caranguejo, sendo adicionado uma solução de resina sintética.
Todo o sistema utilizado para união química, foi transformada a partir de canais resistentes á quitosana, portanto dessa forma a resina foi aquecida a 200 graus Celsius para unir as ligações químicas.
Leia também: confira o primeiro triciclo elétrico com produção brasileira da Voltz
Utilizando a técnica da liofilização, foi possível chegar a um material resistente. Ou seja, o aquecimento da resina ajudou a fortalecer o material pelas fibras naturais.
Quais as vantagens da madeira?
Uma das principais vantagens é que o material não leva anos para crescer. Além disso, os testes comprovaram que a estrutura da madeira artificial não enfraqueceu com a água em um período de 30 dias de testes.
Então, confira aqui abaixo, os exemplos, onde esse projeto pode ser muito promissor:
- criação de embalagens resistentes a desgastes;
- isolamento em construções;
- alternativas para a ecologia;
- projetos de casas.
Então, esse projeto, pode ter uma porosidade de madeira, conseguindo ter uma retenção de ar ainda maior. Portanto, sendo um adequado isolamento de edifícios e um grande aliados do meio ambiente.
Agora, um ponto que não informado, é, qual o tempo esse material se decompõe na natureza. Então, os seus benefícios são enormes, mas ainda não conhecemos os seus contras. Portanto, vamos continuar acompanhando.
Confira: via Láctea, algo de errado está acontecendo gerando fortes ondas, confira