Moto elétrica mais rápida do mundo bate recorde incrível em pista da NASA
A moto elétrica mais rápida do mundo bateu novamente um recorde incrível em uma pista da National Aeronautics and Space Administration (NASA).
Batizada de Wattman, da empresa francesa Voxan Motors, o veículo já havia batido recordes há um ano, alcançando 408 km/h ao ser pilotada por Max Biaggi, assumindo o título de moto mais rápida do mundo.
Agora, a moto foi novamente testada pelo mesmo piloto, que bateu o seu próprio recorde ao atingir quase 456 km/h em um percurso de 1 km.
Confira mais sobre os recordes e velocidades alcançadas pela moto elétrica mais rápida do mundo
Os testes ocorreram nas pistas do aeroporto do Centro Espacial John F. Kennedy, localizado na Flórida, nos Estados Unidos e mais de 21 recordes mundiais de velocidade foram estabelecidos.
Os recordes ocorreram entre os dias 18 e 23 de novembro deste ano (2021), após diversas atualizações no modelo realizadas pela Voxan.
A velocidade foi avaliada em um percurso de 1 km, em direções opostas, durante o período de duas horas, seguindo os regulamentos da Fédération Internationale de Motocyclisme (FIM).
O registro final obtido que conta é a média das duas velocidades, obtidas ao longo das duas corridas realizadas pela Wattman (ida e volta).
O novo recorde de “motocicleta elétrica parcialmente aerodinâmica abaixo dos 300 kg” foi conquistado após o modelo atingir 455,737 km/h.
Uma versão não aerodinâmica, sem a carenagem, também realizou o mesmo desafio, registrando uma velocidade final de 369,626 km/h, sendo a moto mais rápida na classe “motocicleta elétrica não aerodinâmica abaixo de 300 kg”.
Atualizações no modelo
O veículo, projetado pelo designer Sacha Lakic e pneus Michelin, contou com aprimoramentos em sua potência e também estabilidade, além de uma redução de peso.
O design da bateria mecânica e elétrica foi um dos grandes responsáveis por ajudar nos recordes, uma vez que reduziu o peso da moto ao ponto de que ela competisse em uma nova classe.
Já na área de potência, a Wattman agora conta com o trem de força Mercedes EQ Fórmula E, produzindo 429 cv (acréscimo de 67 cv em comparação ao modelo anterior) e 1.360 Nm de torque.
Para melhorar a estabilidade e a penetração de ar, o modelo agora possui uma distância entre eixos mais longa, além de uma altura do assento aumentada.
–
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Voxan Motors